23 outubro 2011

Foi concluída, neste sábado (22), a visita do vice-prefeito e Secretário de Saúde de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, à República da Alemanha, cujo início aconteceu no último dia 16. A viagem foi fruto de uma parceria entre o Democratas, a Fundação Liberdade e Cidade e a Fundação Konrad Adenauer, que promoveram e custearam todas as despesas para realização deste intercâmbio entre alguns pré-candidatos do partido no Brasil.

Ao todo, além de Fabrício Torquato, que foi o único do Estado convidado para essa viagem, outros 12 pré-candidatos pelo DEM, de diversas cidades do País, participaram do evento. O encontro teve o objetivo de proporcionar, aos visitantes, a troca de ideias e experiências com representantes do parlamento alemão e com governantes municipais.

Entre os diversos pontos visitados por Fabrício, ele enfatizou que, logo no primeiro dia da viagem, esteve na usina de Gengenbach que, segundo ele, um grande exemplo de parceria entre poder público e a iniciativa privada. Naquele mesmo dia, seguiu em visita ao hospital de Ortenau. Lá, conheceu mais uma referência de gestão com um hospital modelo naquele país.

Diversas outras áreas receberam atenção durante essa passagem pelo país europeu. A grande eficiência dos serviços públicos municipais, além de assuntos relacionados à área cultural, estiveram na extensa agenda realizada na Alemanha.

Outra experiência compartilhada neste intercâmbio, aconteceu em uma conferência sobre autonomia municipal e debate sobre educação política e desenvolvimento político regional. Em sua passagem pela cidade de Freingurg, foram vistos temas como remoção de lixo e separação de resíduos e o conceito de cidade neutra em emissão carbono.

Mais um ponto que, segundo Fabrício, engrandeceu todo esse evento, foi conhecer, em uma palestra, experiências realizadas naquele país sobre mercado de trabalho, segurança básica para pessoas desempregadas, política social européia, modernização administrativa e trabalho social não remunerado.

“Outro fato positivo foi a troca de idéias entre os pré-candidatos. No grupo, haviam 3 deputados federais, vereadores, ex-prefeitos. Nesse aspecto, também foi muito positivo, pudemos trocar experiências nas mais diversas áreas administrativas. E isso enriqueceu muito minha viagem”, afirmou.

Ao final do encontro, juntaram-se ao grupo os presidentes do DEM, senador, José Agripino, e da Fundação Liberdade e Cidade, José Carlos Aleluia. Também integraram a comitiva, o ex-prefeito do Rio de janeiro, César Maia, presidente da Internacional Democrata de Centro (IDC), Paulo Gouvêa, diretor executivo da FLC, Alodir Alves.

Para Fabrício, a experiência não poderia ser melhor. Ele destacou essa participação como muito enriquecedora. “Sem sombra de dúvidas, essa é uma grande oportunidade para aprofundarmos nossos conhecimentos sobre modelos de gestão eficientes”, destacou. Ele finalizou afirmando que estes conhecimentos vão contribuir, de forma significativa, para aperfeiçoar o excelente trabalho que já vem sendo executado em Pau dos Ferros.



Nenhum comentário: