16 agosto 2011

A campanha nacional de vacinação de seguimento tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a segunda etapa contra a poliomielite, realizadas na circunscrição da 6ª Região de Saúde, no último sábado (13), alcançou, até o momento, 74,76% da cobertura pretendida pelo Ministério da Saúde para a pólio e 68,04% para o sarampo; bem acima dos indicadores do estado, que atingiu 66,79% (pólio) e 60,16% (sarampo). A parcial foi aferida nesta terça-feira e os números deverão sofrer alterações.

Diversos servidores da unidade passaram todo o dia de sábado, em regime de plantão, dando suporte e apoio logístico à campanha. 

Segundo a enfermeira, ELIANA Fixina, coordenadora responsável pelo Programa de Imunização da VI URSAP, os 36 municípios integrantes da unidade regional estão com percentuais de vacinação substantivos para o período; levando-se em consideração o fato de que a campanha se estenderá até o próximo dia 16 de setembro. 

A meta da VI URSAP era vacinar 22.487 crianças, em 98 postos fixos e 163 volantes, envolvendo material humano de 880 pessoas. Já o estado do Rio Grande do Norte precisa atingir uma população estimada em 292.200 crianças, que estão inseridas esse perfil. 

Eliana Fixina disse que a 1ª Etapa da Campanha apresentou números percentuais significativos de 98,13%, bem acima da meta pré-fixada de 95%, e espera que, com o empenho dos gestores, vacinadores e servidores que atuam na área de imunização, os indicadores, agora, também sejam satisfatórios. 

Nós, enquanto braço da Secretaria de Estado da Saúde Pública, proporcionamos apoio técnico, assessoramento, suporte operacional e insumos aos municípios. E os gestores da esfera municipal são os responsáveis diretos pela execução. É essa parceria, saudável, que tem contribuído para que obtenhamos tantos resultados positivos”, destacou.

A Campanha de “Seguimento” recebe esta nomenclatura em função de que foi assinado, no ano de 2006, um “Pacto contra o Sarampo”, cuja periodicidade da vacinação deveria ser de cinco em cinco anos (completados agora em 2011), e que tem como objetivo o controle e a manutenção das áreas livres de sarampo no Brasil.

 Servidores da VI Ursap dando apoio logístico à Campanha de Vacinação 



Nenhum comentário: