15 abril 2011


O Reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professor JOSIVAN Barbosa, disse, hoje, numa conversa informal, quando em visita a esta cidade polo do Alto Oeste Potiguar, que o "concurso público do Campus da UFERSA de PAU DOS FERROS ainda não foi autorizado pelo Ministério da Educação”.

Segundo ele, os recursos financeiros para execução das obras de edificação da unidade de ensino superior, fruto de emendas coletivas da bancada federal potiguar, foram liberados, as obras estão em ritmo acelerado, mas falta o MEC autorizar a realização do certame para preenchimento de vagas para professores e pessoal de apoio; o que deverá acontecer nos próximos 24 meses - período estipulado pelo edital para conclusão das obras.

“O grande desafio, a partir de agora, assim como foi feito no passado visando garantir a vinda do campus para o município, é sensibilizar, novamente, a bancada federal do estado, numa luta política junto ao Ministério da Educação, para a abertura de concurso público para a contratação de professores e de servidores técnico-administrativos da UFERSA de Pau dos Ferros”, enfatizou.

Com a realização do concurso, o MEC autoriza, também, automaticamente, a abertura de novas vagas para os alunos que serão selecionados pelo SiSU, com base no Exame Nacional do Ensino Médio.

A implantação do campus representa um ganho significativo, não apenas para os jovens de Pau dos Ferros, mas para toda a região do Alto Oeste, como, também, dos estados da Paraíba e do Ceará.

O prefeito, LEONARDO Rêgo, que tem sido o grande articulador e entusiasta desse projeto, disse que, mais uma vez, encabeçará a luta para, junto aos 11 parlamentares federais e o reitor, agendarem audiência com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, e solucionar esse problema.

"Eu acho muito estranho, incoerente e, até, meio contraditório, fazer um investimento dessa magnitude e, na contramão, deixar pendente a realização de concurso para contratação de pessoal. Acredito que esse suposto problema é de fácil resolução. Pois, o que julgávamos mais difícil era alocar os recursos no Orçamento Geral da União e liberá-los; e esse importante passo já foi dado e as obras estão em andamento", frisou o prefeito pau-ferrense.

Nenhum comentário: