27 janeiro 2011

RESISTÊNCIA CULTURAL


O Museu do Vaqueiro integrará um complexo de preservação da cultura sertaneja, composto por um “Parque de Apartação de Gado” e pelo “Forró da Lua”, os quais mantêm atividades constantes desde 2002.

O Parque proporciona a realização de torneios e campeonatos, envolvendo, inclusive, participantes de estados vizinhos, nas artes das carreiras de mato, pegas de boi, vaquejadas, corridas de jegue e cavalhadas, dentre outras atividades.

Já o “Forró da Lua”, atualmente, é um dos mais famosos forrós pé de serra do Rio Grande do Norte. Porém, Marcos Lopes reforça que não se trata apenas de um lugar para dançar.

“Temos, realmente, a preocupação em difundir a cultura”, explica ele.

Em um telão, durante o evento, os presentes podem assistir a documentários e shows com artistas regionais, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Patativa do Assaré.

Nos seus oito anos de existência, o espaço já recebeu artistas como Dominguinhos, Chiquinha Gonzaga (irmã de Luiz Gonzaga), a potiguar Chiquinha do Acordeon, já falecida, que foi chamada por Luiz Gonzaga de a "dama do acordeon", além de Geraldo Correia (PB) e Arlindo dos 8 Baixos (PE), dentre outros.

O “Forró da Lua” também já foi destaque no jornal “New York Times”, em junho de 2006, com reportagem do jornalista Seth Kugel; e figurou como uma das locações do filme “O homem que desafiou o Diabo” (Globo Filmes, 2007), dirigido por Moacyr Góes e inspirado na obra do escritor potiguar Ney Leandro de Castro.

BNB


Nenhum comentário: