27 janeiro 2011

NOTA DO BLOG



Não faz muito tempo – e este blogueiro lembra muito bem – o então presidente, LULA da Silva e sua pupila, DILMA Rousseff estava presente, lá em Brasília, quando reuniram mais de dois mil prefeitos e, naquela ocasião, prometeram, em alto e bom som, injetar mais recursos nos cofres das prefeituras, compensar perdas, inclusive no FUNDEB, e, ainda, aprovar a PEC 29 para destinar mais recursos para área da saúde pública.

Na época, vivíamos uma crise mundial. Enquanto todas as Nações do mundo encaravam-na como um tsunami, o Chefe do Estado brasileiro dizia que era uma “marolinha”.

Pois, bem. Passada a turbulência e com o incremento – cada vez maior – na arrecadação de recursos a patamares “nunca antes visto na história deste País”, as prefeituras e, por sua vez, os estados, sofrem com a queda, substancial, de transferências constitucionais: FPM e FPE. E o Governo Federal . . . Necas de Pitibiriba!

Esse saldo negativo reflete, diretamente, na vida dos cidadãos. Pois, as pessoas vivem nas cidades. E estas, quebradas como se encontram, deixam de cumprir, a contento, Direitos e Garantias Fundamentais, preceituados na Constituição Federal, tais como: saúde, educação, trabalho, moradia, alimentação, lazer, segurança, dentre outros. Portanto, o caos é generalizado.

Mesmo chorando, copiosamente, e fazendo suas marchas à Capital da República, a maioria dos prefeitos, dentre os 5,564 do País, e boa parte dos 27 governadores (ou ex-), aplaudiram, de pé, o “grande” ex-presidente, LUÍS INÁCIO da Silva, e sua afilhada, DILMA Rousseff. Posto que, torceram e apoiaram sua candidatura “Para o Brasil Continuar Mudando”.

E haja sadomasoquismo!

Eu ainda acho que “o pior cego é aquele que não quer enxergar” - nem longe, nem um palmo à frente do nariz.

Logo, os prefeitos e os governadores NÃO PODEM, tampouco, devem reclamar da situação desfavorável.

Como dizia o dramaturgo, jornalista e escritor, Nelson Rodrigues: “toda nudez será castigada!”

Nenhum comentário: