20 maio 2009

O BRASIL TEM 1.326 CAPS

CAPS de Pau dos Ferros-RN


O coordenador nacional de saúde mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel, disse que o uso indiscriminado de drogas é um grande problema, reconhecendo que os recursos para alta e média complexidade são limitados. Na opinião do representante do governo, a criação de abrigos não produz efeito em nenhum lugar do mundo; justificando que os problemas gerados com o modelo de asilos provocaram mudança no modelo de tratamento.

Dos 127 mil hospitais de grande porte, apenas 37 mil estão ainda funcionando. Com a desativação dos estabelecimentos, os pacientes passaram a ser tratados em Centros de Apoios Psicossociais (CAPS) e em casa. São 1.326 CAPS em todo o território nacional. O número é considerado pequeno pelo coordenador de saúde mental do Ministério da Saúde e pela presidente da CAS, senadora ROSALBA Ciarlini.

A senadora acredita que, a partir desse ciclo de debates, a política nacional de saúde mental, assim como toda a rede do Sistema Único de Saúde, receberá contribuição para uma melhor distribuição dos recursos e, consequentemente, melhor assistência aos portadores da doença.

Por Aglair Abreu

Nenhum comentário: