14 dezembro 2011


A estilista Fernanda Maia, esposa do deputado federal João Maia, que estava sendo cotada para entrar na disputa majoritária em Caicó, com uma candidatura a vice, teve a sua mudança de domicílio indeferida pela Justiça Eleitoral.

O Judiciário entendeu que a estilista não tem residência fixa em Caicó e, por isso, não acatou o pedido de transferência de domicílio.

Anna Ruth
Panorama Político

COMENTÁRIO DO BLOG

Situação parecida vive a primeira-dama do município de Encanto, Yria Firmina, que requereu transferência eleitoral da Terra de São Sebastião para Água Nova.

Yria é a esposa do atual prefeito, Alberone Néri, que é candidato à reeleição, e exerce o cargo de Secretária Municipal de Assistência Social. Logo, todos os seus vínculos estão intimamente ligados ao Encanto e não à cidade de Água Nova, onde é desconhecida.

Ademais, além de passar em brancas nuvens, ela sequer visitava o lugar durante festividades da padroeira, emancipação política ou quaisquer outros eventos sócio-culturais. E nem mesmo esporadicamente. De repente, do nada, sem nenhuma justificativa ou amparo legal, transferiu o título do município onde o marido é prefeito visando, tão-somente, disputar mandato eletivo noutro alheio às suas tradições políticas.
 .
Ora, toda a história política da sua família está com as raízes fincadas no município do Encanto. Seu avô paterno, Osvaldo Januário do Rêgo, exerceu vários mandatos eletivos de prefeito naquela urbe. Seu pai, Valdécio Rêgo, além de vice, também venceu um pleito - não chegando a assumir em virtude de uma fatalidade. O tio, Osvaldo Filho, já foi vereador e também foi alçado à condição de vice- prefeito uma vez e a tia, Firmina Rêgo, exerceu mandatos de vereadora e foi candidata a vice-prefeita no pleito de 2008.

Este assunto tem tomado conta das rodas de conversas da população do município de Água Nova porque lá, segundo informações, não se tem nenhuma notícia de que ela tenha vínculos familiares, políticos, profissionais ou comerciais com aquela cidade. Logo, dificilmente teria como comprovar domicílio eleitoral que a amparasse para fazer a transferência do título sem que lhe causasse algum embaraço judicial - já que ela reside no Encanto, exerce cargo de Secretária da Assistência Social na Prefeitura e tem uma família constituída ali.

Em razão disso, comenta-se muito em Água Nova que a Justiça Eleitoral da 40ª Zona, com sede em Pau dos Ferros, por não se convencer dos endereços e documentos fornecidos pela primeira-dama, Yria Firmina, como sua residência fixa na cidade ou domicílio, já abriu diligência para apurar o caso e ainda NÃO DEFERIU sua transferência. Logo, está sub judice, ou seja, sob apreciação judicial, e o processo foi encaminhado à Promotoria de Justiça Eleitoral para dar seu parecer.

Nenhum comentário: