13 dezembro 2011


Sob o tema Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento, foi realizada nesta terça-feira, 13, no Auditório Alberto Cavalcante de Castro, na sede da Prefeitura, a I Conferência Municipal de Cultura de São Francisco do Oeste. O evento contou com a participação de artistas oriundos de diversas áreas e segmentos, como artes plásticas, dança, música, capoeira e teatro, educadores da rede estadual e municipal de ensino, e outras entidades de manifestações culturais da cidade.
A conferencista principal foi a Secretária Municipal de Cultura do Ereré, estado do Ceará, Joelma Batista.
“É importante mostrar a necessidade da participação nessas conferências, uma vez que se abrem os espaços para o diálogo direto com os poderes constituídos, no intuito de fomentar as políticas públicas acerca da cultura do município, e assim direcionar nossos passos ao rumo de uma cultura de todos nós”, ressaltou a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Jomar Joseane.
Dentre as propostas e projetos elaborados destacam-se:
* Criação de um departamento de cultura, ligado à Secretaria de Educação e Cultura com a  nomeação de um coordenador específico;
* Criação e dinamização de um centro cultural;
* Formar uma equipe capacitada para desenvolver projetos e
* Buscar parcerias entre os setores públicos e o privado (grupo de voluntários) para o fortalecimento da arte e da cultura, oferecendo incentivo aos artistas e artesãos locais.

A gestão da prefeita, Gildene Barreto Lôbo, em menos de um ano de governo, tem procurado focar sua ações em todas as áreas da administração. E a cultura do município não poderia receber tratamento diferente. Nesse curto espaço de tempo, a chefe do executivo oestense e sua equipe de auxiliares, já resgatou muitos eventos populares, como a tradicional festa junina, com a implantação da Vila, ressuscitou as comemorações das festas do padroeiro e de emancipação politíca do município, dentre outras que tinham sumido do calendário de eventos da cidade, que, aos poucos, está saindo do atraso e olhando com confiança para o futuro.





Nenhum comentário: