03 novembro 2011

O IDIARN – Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte, a EMATER e a Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes, comunicam a todos os proprietários/criadores de bovinos que a 2 ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2011, acontecerá durante o período de 01 a 30 de novembro, sem prorrogação.

O secretário de agricultura luís-gomense, Henrique José Firmino Nunes, alerta os criadores que, ao não vacinar seu rebanho, poderão ser multados; com base na Lei nº 15.835, de 18 de dezembro de 2001, além de ficarem impedidos de comercializarem os animais em feiras agropecuárias. Também é vetado o abatimento de bovinos sem a apresentação da Guia de Transporte Animal (GTA).

Atualmente, o estado é classificado como zona de risco médio da febre aftosa com vacinação. A intenção da SAPE é que, até maio de 2012, o Rio Grande do Norte sofra alteração na classificação, saltando para o patamar de zona livre de aftosa mediante vacinação. A mudança de categoria eleva a segurança sanitária do gado potiguar e possibilita novas ações nas atividades agropecuárias de maneira geral.

Em maio deste ano, na ocasião da primeira etapa da vacinação, aproximadamente 900 mil animais foram imunizados no estado.

Os interessados em obterem maiores informações poderão entrar em contato com a SEMAGRI, localizada no Edifício da Secretaria Municipal de Saúde, ou pelo telefone (84) 3382-2124.

Nenhum comentário: