22 outubro 2011

H I S T Ó R I A

A povoação organizada nas terras de Salamandra teve início quando Enéas Filgueira, seu proprietário, doou a Vicente Honorato Barreto, em 1942, uma faixa de terreno para a construção da capela em homenagem a São Francisco de Assis. Com a construção da capela, inaugurada no mesmo ano, com missa celebrada pelo padre Carlos Theissen, o povoado de Salamandra começou a tomar forma e a expandir-se. Nessa época de pioneirismo, destaca-se a figura de Raimundo Nonato Leite, popularmente conhecido como Raimundo Marinho, que entregou parte de seu patrimônio para a consolidação de um núcleo populacional nas terras de Salamandra.

Salamandra é um batráquio caudoso, comum na Europa e ignorado no Brasil, que segundo a tradição atravessa as chamas de fogo sem se queimar. É desconhecida, porém, a relação do nome com a localidade.

No dia 22 de outubro de 1963, através da Lei número 2.966, Salamandra foi desmembrada de Portalegre, tornando-se um município do Rio Grande do Norte. Quatro anos depois, em 24 de outubro de 1976, pela Lei número 3.522, o município mudou de nome para São Francisco do Oeste, em homenagem ao padroeiro.

Para celebrar a insigne data, a prefeitura, gerida pela prefeita Gildene Barreto, organizou uma vasta programação, que começa nas primeiras deste sábado, 22:

04h – Alvorada Festiva;
05h30 – Momento Cívico;
06h às 13h – Atividades de Atletismo;
14h – Final do I Campeonato Oestano de Futebol;
19h – Desfile para a escolha da Miss Oestana (II Fase);
21h – Inauguração da nova sede da Prefeitura;
22h - Fala de Autoridades e Show Pirotécnico e
23h30h - Shows Musicais

Venha você também ser testemunha de que em São Francisco do Oeste “O Futuro Já Começou”!

 Nova sede da Prefeitura será inaugurada hoje
 Atrações musicais


Foto panorâmica da cidade: José Ivanécio


Nenhum comentário: