04 outubro 2011

O feriado estadual que homenageia os mártires de Uruaçu foi celebrado nesta segunda-feira (3), no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A governadora, Rosalba Ciarlini, prestigiou a missa no Monumento aos Mártires, presidida pelo Arcebispo de Natal, D. Matias Patrício de Macêdo, em memória ao massacre promovido pelos holandeses, na cidade, há 366 anos.

A celebração recebeu fieis de todo o estado, que lotaram as dependências do Monumento para assistir à celebração eucarística. Os presentes acompanharam, ainda, a programação cultural com apresentação do grupo teatral local e de grupos religiosos.

A programação festiva no estado foi iniciada no último dia 25 de setembro com caminhadas e missas. Quatro paróquias, além de Uruaçu, celebraram a memória aos mártires: Emaús, Cidade Verde, Nazaré e Planalto, todas em Natal.

Rosalba Ciarlini, que participou do evento pela primeira vez como governadora, definiu o sentimento do público presente na missa. “Todas essas pessoas estão felizes com a homenagem, reverência maior aos mártires. Esse evento é algo que deve ser sempre apoiado para que a festa se torne maior e mais bonita. O povo de Deus merece. Viva São Gonçalo. Viva os mártires. Viva o Rio Grande do Norte”(!) , exaltou a governadora.

O arcebispo Dom Matias Patrício relembrou a beatificação dos padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, pelo Papa João Paulo II, em 5 de março de 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano, e destacou aqueles que são considerados os primeiros mártires do Brasil.


Nenhum comentário: