22 setembro 2011

Começa nesta quinta-feira, 22, a segunda oficina do Programa Qualidade de Vida "Saber Viver", com a realização do Momento Vivencial que tem, como tema, "Integralidade do Ser – Encontro Consigo e com o Outro", dirigido aos servidores do Hospital Dr. Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, que integra a rede da Secretaria Estadual de Saúde. O evento é coordenado pela pedagoga, Lucila de Noronha, acompanhada do jornalista Paulo Augusto, sendo uma iniciativa da Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) da Sesap.

Para melhor atingir a demanda de servidores do hospital, o curso foi dividido em duas etapas, tendo a primeira se realizado de 19 a 21, e o segundo de 22 a 23. O evento acontece no auditório do próprio hospital, após a sua inauguração, como parte de um programa de Educação Permanente destinado à qualificação e requalificação dos servidores, em diversas áreas de sua atuação.

Na próxima semana, a partir do dia 27, encontra-se agendada outra etapa do curso, abrangendo os servidores lotados na VI Unidade Regional de Saúde Pública, com encerramento previsto para o dia 30.

Lucila Noronha, pedagoga e especialista em Educação Holística e Qualidade de Vida, que coordena o programa, informa que a metodologia dos momentos vivenciais são construídos a partir do "aqui e agora" dos círculos de encontros e vivências humanescentes, nos quais o participante expressa suas experiências sensorial, corporal e reflexiva. Esses momentos vivenciais vêm sendo oferecidos aos servidores da Sesap e das unidades de saúde.

O evento busca contribuir para uma melhor convivência entre os servidores para, com isso, possibilitar um ambiente de trabalho mais saudável. Como resultado, diz Lucila Noronha, verifica-se uma melhor qualidade de vida no dia-a-dia das pessoas. 

"Buscamos incentivar uma educação humanescente para que se possa aprender a escutar o outro e que se tenha uma consciência ética diante da forma como interage com as demais pessoas", disse Lucila, que, citando a psicopedagoga Olinda Silva, complementou: "o homem que caminha para o futuro não pode se deixar limitar por níveis de conhecimento. Pois, todos os dias estamos sentados numa grande sala de aula. A sala que ministra a aula da vida".


Segundo o diretor da unidade hospitalar, o cirurgião geral Etelânio Figueiredo, a inauguração do auditório, com 35 assentos, ar-condicionado, e com o kit-tecnológico, permitirá desenvolver todas as ações de educação permanente, com o objetivo de aumentar a qualidade de atendimento do paciente.

"Esta era uma antiga reivindicação dos servidores, a fim de que possam alcançar um melhor desempenho a partir de sua qualificação ou reciclagens. Agora, podemos organizar e realizar diversos cursos em áreas diferenciadas do hospital, como já fizemos no decorrer do ano. Entre eles, acidentes com material biológico, acolhimento com classificação de riscos e tratamento de feridas. O Momento Vivencial faz parte da proposta do Humaniza-SUS, e é uma proposta que vai permitir resgatar a auto-estima do servidor", disse Etelânio Figueiredo.

Na próxima semana, a partir do dia 27, encontra-se agendada outra etapa do curso, abrangendo os servidores lotados na VI Unidade Regional de Saúde Pública, com encerramento previsto para o dia 30. 



Nenhum comentário: