04 agosto 2011

O CAPS II de Pau dos Ferros continua rompendo muros e dialogando com a sociedade. Recentemente, proprocionou um "Dia de Embelezamento", numa parceria com a Escola Profissionalizante Catarina de Siena. Desta vez, na manhã da última terça-feira (02), os usuários do serviço estiveram na "Academia Vida Ativa". Conduzidos pelo “agito” da Professora Uberlândia Monteiro, fizeram alongamentos e participaram de aulas de aeróbica e dança. Eles foram orientados, também, para a prática de exercícios físicos regulares como forma da busca pelo bem estar físico e mental.

De acordo com a Professora Uberlândia Monteiro, a tonificação muscular combate as gorduras extras e contribui para o aumento da flexibilidade. Melhora significativa da coordenação motora, da postura, da memória e do controle da respiração são alguns dos benefícios que a dança proporciona. Outro grande benefício é a possibilidade de conhecer gente e de espantar o estresse. 

"Durante as aulas fica fácil deixar os problemas de lado" comentou um dos usuários.

A Diretora do CAPS, JOANA Celine, complementou afirmando que a prática de atividades físicas realizadas no atendimento do CAPS é uma iniciativa que poderá se tornar viável como uma das partes do tratamento destes indivíduos, oferecendo oportunidade de uma prática física orientada no cotidiano do serviço. A dança, por exemplo, aproxima as pessoas, reduz a timidez e dá uma sensação de liberdade, de leveza. A interação é, sem nenhuma dúvida, essencial para o tratamento de transtornos mentais. 
 


Nenhum comentário: