19 agosto 2011

O Secretário de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, Domício Arruda, lançou nesta sexta-feira (19), em Pau dos Ferros, a pedra fundamental para implantação do Projeto de Planificação da Rede de Atenção Materno-Infantil do Alto Oeste potiguar. O evento aconteceu no auditório da VI URSAP.

Um dos objetivos do encontro foi sensibilizar e mobilizar os gestores municipais para aderirem à proposta e tentarem mudar o binômio discurso/prática na nova perspectiva de se fazer saúde pública - saindo do modelo voltado, exclusivamente, para cura e buscar a promoção efetiva da saúde. 

O processo, em si, perpassa pela ação conjunta de todos os municípios que terão a Ação Primária em Saúde como prioridade. 

Segundo o Secretário Domício Arruda, já que o SUS é universal, necessário se faz que haja uma aglutinação de forças e espírito de união para que a Rede funcione plenamente. Ele disse que o Ministério da Saúde elegeu a implantação da “Rede Cegonha” como meta principal até 2015, com o objetivo de apagar o quadro negro da mortalidade materno-infantil existente no País, principalmente na região Nordeste e Amazônia legal. 

Domício também destacou que Governo do Rio Grande do Norte está melhorando as condições do atendimento à saúde do Alto Oeste. “Através de uma parceria com a Prefeitura de Pau dos Ferros, a Sesap já preencheu as escalas de médicos plantonistas nas áreas de cardiologia, anestesiologia, intensivistas e ortopedia. Essas são ações pontuais que melhorarão a vida da população altooestana que não precisará mais se deslocar daqui para Mossoró ou Natal para ter seu direito à saúde garantido”, disse ele, destacando que a operacionalidade do Hospital de referência é a porta de entrada para a implantação do Samu no município. 


Já a gerente da VI URSAP, Jeane de Aquino Sarmento, disse que os técnicos da unidade estão aptos e preparados para absorver o Projeto com o objetivo de “melhorar os indicadores vergonhosos da taxa de mortalidade materno-infantil na região que já chegou a atingir 50 óbitos, num universo de mil”. 

Para o vice-prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, que também é secretário de saúde do município, o trabalho irmanado e as parcerias são fundamentais para o sucesso da rede. “Precisamos nos dedicar e somar esforços para fazer a saúde da 6ª. Região de Saúde acontecer”, disse. 

Atualmente, o Brasil se encontra em fase de construção das redes de Atenção Primária à Saúde, com experiências vivenciadas nos estados de Minas Gerais e no Espírito Santo, as quais possibilitam ao usuário um acesso mais fácil aos serviços, com maior qualidade no atendimento.

O Rio Grande do Norte está seguindo esse caminho e a região do Alto Oeste foi escolhida - como projeto piloto - para intensificar o trabalho de estruturação da rede. Dentre os vários critérios discutidos, alguns deles foram os baixos IDH e renda per capta, e garantir aos usuários o acesso aos serviços de saúde dentro da sua própria base territorial, já que a região é muito grande e se encontra, geograficamente, distante da capital do Estado.

Nos últimos meses, a SESAP realizou oficinas de Construção da Rede no intuito de capacitar um grupo de técnicos para atuarem como facilitadores que vão capacitar os profissionais que estão concentrados na Rede de Atenção Primária à Saúde-APS, em cada município que compõe a 6ª região. Nos próximos dias 30 e 31, a VI Ursap vai sediar um encontro para qualificar os gestores sob sua jurisdição.

Os facilitadores estão trabalhando, juntamente com consultoras do Ministério da Saúde/Conass, com base em índices e dados que foram retirados dos Sistemas de Informações do Ministério, onde mostram o diagnóstico da saúde no País, Estados e Municípios, número de unidades de saúde existentes nos municípios, os dados epidemiológicos e a quantidade de profissionais envolvidos no trabalho.

A 6ª Região de Saúde, sediada em Pau dos Ferros - e com 36 municípios na  circunscrição -, conta com 96 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Além do Secretário Domício Arruda, a solenidade contou com as presenças do Coordenador de Promoção à Saúde, Severino Azevedo Júnior, Coordenadora de Planejamento da Sesap, Terezinha Rêgo, gerente da Unidade, Jeane de Aquino Sarmento, Coordenadores dos Núcleos Técnicos e Recursos Humanos da VI URSAP, Vicente de Paula e Nizarene Vidal, prefeitos e secretários de saúde dos 36 municípios jurisdicionados à 6ª região, entre eles o vice-prefeito, titular da pasta da saúde local, Fabrício Torquato, chefes do executivo de São Miguel, Galeno Torquato, de Alexandria, Alberto Patrício, Antônio Martins, Edmilson Fernandes e de Viçosa, Maria José, diretor-geral do Hospital Regional Cleodom Carlos de Andrade, médico Etelânio Figueiredo, técnicos da área de saúde e os vereadores pau-ferrenses, Gilson Rêgo e Socorro da 36. 







Nenhum comentário: