18 agosto 2011

O Secretário de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, DOMÍCIO Arruda, lançará nesta sexta-feira (19), em Pau dos Ferros, a pedra fundamental para implantação do Projeto de Planificação da Rede de Atenção Materno-Infantil do Alto Oeste potiguar. 

O evento acontecerá às 9h, no auditório da VI Ursap, e contará com a presença do Coordenador de Promoção à Saúde, Severino Azevedo Júnior, da gerente da Unidade, JEANE de Aquino Sarmento, prefeitos e secretários de saúde dos 36 municípios jurisdicionados à 6ª região, entre eles o chefe do executivo pau-ferrense LEONARDO Rêgo, e o titular da pasta da saúde local, FABRÍCIO Torquato.

Um dos objetivos do encontro é sensibilizar e mobilizar os gestores municipais para aderirem à proposta de Planificação da Rede e mudarem o binômio discurso/prática na nova perspectiva de se fazer saúde pública.  

Nos últimos meses, a SESAP realizou oficinas de Construção da Rede no intuito de capacitar um grupo de servidores para atuarem  como facilitadores que vão capacitar os profissionais que estão concentrados na Rede de Atenção Primária à Saúde-APS, em cada município que compõe a 6ª região.

Os facilitadores estão trabalhando, juntamente com consultoras do Ministério da Saúde/Conass, com base em índices e dados que foram retirados dos Sistemas de Informações do Ministério, onde mostram o diagnóstico da saúde no País, Estados e Municípios, número de unidades de saúde existentes nos municípios, os dados epidemiológicos e o número de profissionais envolvidos no trabalho.

Atualmente, o Brasil se encontra em fase de construção das redes de Atenção Primária à Saúde, com experiências vivenciadas nos estados de Minas Gerais e no Espírito Santo, as quais possibilitam ao usuário um acesso mais fácil aos serviços, com maior qualidade no atendimento. 

O Rio Grande do Norte está seguindo esse caminho e a região do Alto Oeste foi escolhida - como projeto piloto - para intensificar o trabalho de estruturação da rede.  Dentre os vários critérios discutidos, um deles foi garantir, ao usuário, o acesso aos serviços de saúde dentro da sua própria base territorial, já que a região é muito grande e se encontra, geograficaficamente, distante da capital do Estado. 

A 6ª Região de Saúde, sediada em Pau dos Ferros - e com 36 municípios sob sua circunscrição -, conta com 96 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Domício Arruda, Fabrício Torquato e o prefeito Leonardo Rêgo. Conferência de Saúde de Pau dos Ferros


Nenhum comentário: