03 agosto 2011

A governadora, ROSALBA Ciarlini, participou na tarde desta quarta-feira (03), da sessão solene no Senado Federal em homenagem a Câmara Cascuda pelos 25 anos de sua morte.

Antes de iniciar o discurso sobre o folclorista, a governadora falou da satisfação de estar, momentaneamente, no Senado Federal, “esta casa onde procurei durante os quatro anos servir ao povo do meu Estado, com a força do meu coração e a verdade do meu trabalho”.

Rosalba enfatizou a importância de Cascudo para a cultura nacional. “Luis da Câmara Cascudo, sendo potiguar de nascimento, contribuiu com uma obra intelectual que pertence a todos os brasileiros”, disse, reforçando a abrangência da obra do escritor e folclorista. “O respeito que conquistou transcende os limites geográficos que ele mesmo tentou fixar para a sua obra, declarando-se, modestamente, como um provinciano incurável”, afirmou a governadora.

No encerramento de sua fala, ROSALBA Ciarlini fez um convite especial “que Cascudo seguramente endossaria com prazer”. O Rio Grande do Norte celebra neste mês “o universo popular que é a matriz da obra cascudiana” com o projeto Agosto da Alegria, a união de várias atividades, movimentos, manifestações artísticas, culturais e folclóricas, projeto que marca o início do trabalho para fazer de Natal a capital brasileira do folclore.

A propositura da Sessão Solene foi do Senador Paulo Davim (PV) e contou ainda com a participação do mininstro, Garibaldi Filho, e toda a bancada potiguar, convidados e familiares do folclorista.
 
QUEM FOI CASCUDO

Historiador, antropólogo, advogado e jornalista, Câmara Cascudo nasceu no dia 30 de dezembro de 1898 em Natal (RN) e morreu no dia 30 de julho de 1986 na mesma cidade. Dedicou-se ao estudo da cultura brasileira e foi professor universitário, deixando uma extensa obra, composta de mais de 150 volumes, entre os quais o Dicionário do Folclore Brasileiro (1952).


Nenhum comentário: