03 agosto 2011

A VI URSAP, com sede em Pau dos Ferros, foi palco de três importantes reuniões nesta terça-feira, 02. Logo cedo, a gerente, JEANE Cleide de Aquino Sarmento, recebeu o Coordenador de Promoção à Saúde da Sesap, Severino Azevedo Júnior, e sua equipe de auxiliares. 

 O objetivo principal da visita dos técnicos foi conhecer, in loco, as reais condições da unidade e suas prioridades, como extensão da SESAP, e, com isso, fazer com que haja maior aproximação e gestão participativa entre o nível central e a URSAP, encurtando os caminhos e trançando estratégias para dar resolutividade às demandas reprimidas. Além da gerente, também participaram do encontro Vicente de Paula Fernandes, Coordenador do Núcleo Técnico da 6ª Região, Maíza Mary Pontes Feitosa, do Núcleo Administrativo, e Maria Nizarene Vidal, dos Recursos Humanos.

Em face da distância, a questão de acesso e o tamanho da região, precisamos enxergar a VI Ursap com um olhar diferenciado. Necessário se faz, portanto, que criemos uma agenda compartilhada para fortalecer a unidade e dar maior suporte aos seus técnicos. Até porque não existem duas secretarias de saúde, todos somos SESAP”, disse o coordenador do CPS, Júnior Azevedo. 

Às 10h, no auditório da unidade, com uma extensa pauta, houve a 23ª reunião ordinária do Colegiado de Gestão Regional, coordenado por Vicente de Paula, com a presença de gestores municipais de saúde da região do Alto Oeste; entre eles, o Secretário de Saúde de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, coordenador-adjunto do CGR. Os encontros acontecem todas as primeiras terças-feiras de cada mês. 

Coord. CGR Vicente de Paula, gerente da VI URSAP, Jeane Cleide Sarmento, Sec. Saúde P. Ferros, Fabrício Torquato, e a Sec. do CGR Magna Betânia

O CRG é um espaço de articulação, pactuação e decisão de políticas pública que se constitui como instância capaz de gerar novas possibilidades de gestão no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com potencialidade para qualificar e diferenciar o processo de regionalização da saúde e eleger prioridades de ação regional.

Dentre os temas abordados na pauta de discussões do colegiado da VI URSAP, nesta terça-feira (2), constou a Descentralização de Serviço Especializado a pessoas que vivem com HIV/Aids-SAE, Prevenção de Incapacidades, Cursos sobre Vigilância em Saúde, socialização do Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde e, ainda, algumas propostas apresentadas durante as conferências municipais de saúde que deverão servir de demandas para debates nas futuras reuniões.

O secretário de saúde de Pau dos Ferros, vice-prefeito e coordenador-adjunto do CGR, Fabrício Torquato, deu uma notícia animadora aos gestores municipais. Ele disse que o Hospital Regional Dr. Cleodom Carlos de Andrade está, praticamente, com sua escala de plantonistas fechada. Já foram contratados especialistas nas áreas de cardiologia, anestesiologia, intensivistas e quase pronta a de ortopodia. "O fechamento da escala do nosso hospital de referência, fruto de uma parceria entre a SESAP e a Prefeitura de Pau dos Ferros, diminuirá, substancialmente, os casos de transferências de pacientes da região para Mossoró ou Natal", disse Fabrício, destacando que esse fator é preponderante para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU no município. 

Na reunião, também foi agendada a realização de uma solenidade em Pau dos Ferros, que acontecerá no próximo dia 22 de agosto (uma segunda-feira), em local ainda a ser definido, que versará sobre a Rede Materno Infantil da 6ª Região de Saúde. O evento contará com as presenças da governadora, ROSALBA Ciarlini, do Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, gerente da VI Ursap, Jeane Cleide de Aquino Sarmento, e prefeitos do Alto Oeste potiguar.

Enfermeira, Eliana Fixina, coordenadora do Programa de Imunização da 6ª Região

Prosseguindo com a extensa agenda técnico-administrativa, a VI URSAP promoveu, à tarde, uma reunião estratégica com secretários municipais de saúde, vacinadores e servidores que atuam na área de imunização, com o objetivo de traçar estratégias exitosas para a 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo. O evento foi coordenado pela enfermeira doutoranda, ELIANA Fixina, responsável pelo Programa de Imunização da 6ª Região. 

Sob o slogan “Siga o Zé gotinha e proteja a saúde das crianças”, a 2ª Etapa da Campanha contra Pólio e a Campanha Nacional de Vacinação de Seguimento contra o Sarampo, serão realizadas no período de 13/08 a 16/09. O DIA “D” será 13 de agosto.

Fotos: Franskin Leite

Nenhum comentário: