O procurador-geral do Estado, Miguel Josino, e o secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, concederão coletiva à imprensa para falar sobre o movimento de greve dos servidores do Estado. A entrevista será nesta terça-feira (07), às 15h, no auditório da Governadoria.
O Governo do Estado vem mantendo a postura de continuar com o diálogo sempre aberto e disposto a manter o relacionamento amigável e respeitoso com os servidores. As reuniões com os representantes dos sindicatos das diversas categorias continuam acontecendo, sempre que solicitadas, quando o Governo vem mostrando de maneira transparente a real situação econômica do estado.
O movimento grevista tem adesão parcial nos seguintes setores: Polícia Civil, Detran, Fundação José Augusto, Emater, Jucern e servidores da Educação.
Na Fundação José Augusto, a greve continua. A Orquestra Sinfônica do RN resolveu aderir ao movimento, mesmo sem se apresentar desde maio do ano passado. Uma apresentação que estava marcada para a semana passada foi cancelada por causa da greve. Os músicos que compõem a OSRN recebem salários que ficam em torno de R$ 3 mil.
Policiais civis, professores da Secretaria de Estado da Educação e da UERN continuam com as atividades paralisadas. No caso da greve da Polícia Civil, no interior do Estado, as delegacias estão funcionando em quase todos os municípios. Aqui na capital, mesmo com a paralisação, os Boletins de Ocorrência podem ser feitos nas Delegacias de Plantão das Zonas Norte e Sul e via internet, no site da Defesa Social: www.defesasocial.gov.br, na opção Delegacia Virtual. No Quartel da Polícia Militar também é possível retirar o Boletim de Ocorrência.
Segundo dados da Coordenadoria de Órgãos da Secretaria de Estado da Educação, cerca de 54% das escolas continuam funcionando normalmente. Já na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, as aulas estão paralisadas, funcionando parcialmente a parte administrativa das unidades espalhadas por todo estado.
Na saúde, os médicos do Estado decidiram retirar o indicativo de greve e concordaram em alargar os prazos de negociação. A categoria aceitou a proposta encaminhada pelo Gabinete Civil, que incorpora a gratificação GDAAC este mês, sem repercussão financeira imediata no cálculo das demais parcelas da remuneração dos médicos. A proposta apresentada também garante a implantação do PCCV, porém abre uma flexibilização das datas.
Na Emater - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte, o diretor do órgão, Sebastião Ronaldo, relata que há adesão dos servidores, mas confirma que o andamento dos trabalhos está dentro da normalidade.
Na Jucern, o funcionamento está dentro da normalidade. Os funcionários efetivos (minoria) aderiram ao movimento, mas comissionados e estagiários continuam trabalhando. Em relação ao Detran, apesar da paralisação, todos os serviços estão sendo oferecidos normalmente. Todos os setores dos órgãos estão em funcionamento na central de Cidade da Esperança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário