16 março 2011


O desafio de expansão da previdência complementar fechada no país é um dos destaques do seminário “O Futuro da Previdência no Brasil”. Tal tema será debatido AMANHÃ (17), na mesa “A Previdência Complementar no Brasil”.

O objetivo do debate é permitir que cada representação do setor possa expor sua perspectiva com relação às possibilidades de medidas de expansão do grau de cobertura de previdência fechada no Brasil e colocar em debate temas que ainda não são objeto de consenso entre autoridades e estudiosos.

Hoje o sistema de previdência complementar fechado possui 2,7 milhões de participantes e assistidos no país e um patrimônio de RS 512 bilhões, o que representa mais de 17% do PIB brasileiro.

A mesa de discussão será formada pelo diretor da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), José de Souza Mendonça, e pela presidente da Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão (Anapar), Cláudia Ricaldoni.

Compõem, também, o debate, o deputado federal e ex-ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoíni, e o advogado Adacir Reis.

Nenhum comentário: