26 março 2011

E LÁ SE VÃO 28 ANOS DE “FELIZ UNIÃO CONJUGAL”!

Gilvan Cajá e Débora França

José GILVAN (“Cajá”) Batalha Rocha e DÉBORA França completam, nesta data, 28 anos de casamento e celebram BODAS DE HEMATITA. Ao longo das quase três décadas de convivência debaixo das mesmas telhas, descenderam do casal três filhos e um neto.

Segundo a enciclopédia livre, Wikipédia, “HEMATITA é um mineral de fórmula óxido de ferro III, (Fe2O3), um dos diversos óxidos de ferro. O minério contém, às vezes, quantidades ligeiras de titânio. Quando dado forma em ornamentos é, frequentemente, chamado de diamante preto”.

A palavra “BODA vem do latim vota (plural de votum-promessa) referida ao fato de fazer os votos matrimoniais.

Uma lenda atribui uma falsa etimologia a que na antiga Judeia tinha-se o costume de matar um cabrito para o churrasco nas comemorações ou aniversário de casamento. Com o tempo, o cabrito foi substituído pela fêmea do bode, a "BODA", cuja carne era muito mais macia.

Matar a "boda" era sinal de que haveria festa. Devido a isto, o nome "BODA" passou a popularizar-se e ser sinônimo de festança, hoje em dia mais falada para matrimônios”.


Só sei que seja carne de bode, “BODA”, boi ou vaca, o que queremos mesmo, neste dia, é churrasco – nem que seja, pelo menos, uns 28 QUILOS.

Um abraço fraterno ao casal e o desejo de que vivam, juntos, MAIS 56 anos: BODAS DE MALAQUITA http://pt.wikipedia.org/wiki/Malaquita.

Nenhum comentário: