18 março 2011


A crença popular e, principalmente, dos agricultores diz que, se não chover até o “Dia de São José”, que é comemorado AMANHÃ (19), em seis municípios do Rio Grande do Norte (Angicos, Carnaúba dos Dantas, Coronel João Pessoa, Rodolfo Fernandes, São José de Campestre e São José do Seridó), O ANO SERÁ DE SECA. Mas, a meteorologia dá um alento à população interiorana, informando que este sábado será, realmente, de estiagem na maior parte das regiões do Estado.

“A predominância de chuvas é na região de Mossoró e do Alto Oeste”, avisa o meteorologista, Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

Ele explica que, neste fim de semana, realmente, vai ter “poucas chuvas e de forma isolada” no Estado, em decorrência de uma massa quente na atmosfera que abrange parte do território do Ceará e passa pela Paraíba e Rio Grande do Norte.


“Existe uma alta pressão atmosférica que impede a formação de nuvens”, acrescentou.


Por conta desse bloqueio da massa de ar quente, a previsão da Emparn é que em Natal o céu estará parcialmente nublado hoje, com pancadas de chuvas amanhã e segunda-feira, dia 21.


A previsão também é de pancadas de chuvas para hoje em Apodi, Martins, Mossoró e PAU DOS FERROS e céu, parcialmente, nublado em Assu, Caicó, Currais Novos, Macau, Parelhas, Parnamirim, Santa Cruz e Touros.


A EMPARN informa, ainda, que isso não quer dizer que tudo está indo de encontro às previsões anteriores da meteorologia, que prevê um inverno na média ou acima da média até abril ou maio, quando, historicamente, termina a temporada invernosa.


Segundo Bristot, esse intervalo sem chuvas ocorreu, também, no mês de fevereiro, quando choveu mais nas duas últimas semanas do mês. Ele diz que as chuvas devem cair com mais intensidade na próxima semana e começo de abril.

FEMURN.

Nenhum comentário: