15 fevereiro 2011


Expectativa para a primeira leitura da mensagem anual ao Legislativo, que a governadora, ROSALBA Ciarlini (DEM), fará hoje na Assembleia.

Assessores próximos apontam que a governadora voltará a destacar a situação financeira e administrativa na qual encontrou o governo, mostrando números das dívidas deixadas pela gestão anterior. Mas, desta vez, a chefe do Executivo também fará apresentação dos primeiros programas sociais de sua administração.

Ela já definiu que continuará com o Programa do Leite e o Restaurante Popular. Mas, além desses, ROSALBA Ciarlini desenvolverá um projeto com a preocupação de ser “a marca da administração”.

Alguns pontos chaves e relacionados à “reconstrução do Rio Grande do Norte” devem constar, também, do pronunciamento de ROSALBA.

O foco da discussão ocorre pelo pacote de restrições lançado pelo Executivo, no qual foi feita a suspensão de pagamento de gratificação e horas extras, além de retenção todos os aparelhos celulares de uso do governo, redução drástica em diárias, viagens e uso de combustível.

Além disso, o governo também adotou cortes na verba de custeio, afetando a manutenção de alguns órgãos do Estado. A governadora, ROSALBA Ciarlini, tem dito que o governo anterior deixou o Estado “sem prumo”.

Diante do quadro que ROSALBA considera como “caos administrativo”, o governo do RN pretende adotar medidas drásticas. Para tanto, a governadora estaria disposta implantar um projeto de equilíbrio fiscal que deu certo em Minas Gerais.


Na Assembleia Legislativa, ela encontra - pelo menos inicialmente - um cenário adverso, já que não conta com a maioria dos deputados na bancada de apoio. No entanto, esse é um cenário que tem poucos dias de sobrevivência, já que alguns parlamentares sinalizam que deverão migrar para o bloco governista.


TN - Online

Nenhum comentário: