20 janeiro 2011




A Vigilância Sanitária Municipal (VISA), de Luís Gomes, durante o ano de 2010, realizou todas as tarefas incluídas no plano de ação que é realizado todos os anos, no mês de janeiro, e serve como cronograma de trabalho da equipe.

As tarefas realizadas são notificadas nos arquivos do departamento, como, também, as denúncias recebidas pelos funcionários da VISA nas suas instalações, que é localizada na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), feitas pelos cidadãos da comunidade, sendo estas todas atendidas e registradas.

A VISA tem como objetivo identificar, reduzir e prevenir agravos que possam levar algum dano à saúde da população.

No decorrer de todo ano, compreendido entre janeiro a dezembro de 2010, a VISA executou inúmeras atividades, tais como: Realização do Plano de Ação; Recebimento e Atendimento de Denúncias; Liberação de Licenças Sanitárias; Inspeção no Comércio Varejista (vistoriando e fazendo a apreensão de produtos vencidos expostos à venda à população); Cadastro de Estabelecimentos Comercias; Inspeções a Produtores Artesanais (fabricantes de doces, queijos e polpas de frutas); Participação em Campanhas Educativas realizadas pela SMS; Inspeções realizadas em terrenos baldios; Inspeção ao local da destinação do lixo (para averiguar se ele é adequado para recebimento de resíduos para que não redunde em transtornos e proliferação de doenças à população); Visitas Domiciliares; Palestras com os Donos de Frigoríficos; Visita de inspeção ao Matadouro Público e às novas Instalações do Mercado do Produtor, dentre outros estabelecimentos e instituições.

É importante registrar, porém, que o trabalho realizado pela Secretária de Saúde do município, somado com todos os departamentos adjuntos, é feito com responsabilidade e respeito; o qual atende, a contento, às necessidades da população.

A Administração “COMPROMISSO COM O FUTURO”, com certeza, estar fazendo sua parte, estendendo a toda a população a assistência necessária, no tocante à VISA, como, também, dando todo o aparato necessário às equipes de Saúde do município para realização dos trabalhos e cumprimentos das metas programadas.

Então, o que vem sendo comentado em rádios comunitárias e internet da cidade, é uma extrema inverdade em relação à conduta e o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde de Luis Gomes, juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal e todos os outros órgãos ligados a ela.

A equipe da VISA, por meio deste resumo das suas atividades, coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e dúvidas que, porventura, surgirem sobre o cumprimento da sua missão. Pois vem, há muito tempo, atuando na promoção e proteção da saúde e na prevenção de doenças do povo luisgomense.

Luís Gomes-RN, 19 de janeiro de 2011.


Dr. JOSÉ Nunes Segundo
Coordenador da Vigilância Sanitária

Equipe VISA:

José Nunes Segundo
Francisco Cleiedson Limão
José Ferreira Filho
Ana Lúcia Germano da Silva










Nenhum comentário: