02 janeiro 2011

"SÃO GRANDES AS BARREIRAS A TRANSPOR"


Senhora Presidente,

São grandes as barreiras a transpor. A Governadora do Estado tem como tarefa, inicial, agregar aliados a seus esforços.

É preciso modernizar, também, politicamente, o nosso grande Rio Grande do Norte, dilacerado pela desunião, inconsequente, e pela disputa partidária que extrapola os limites da boa prática democrática, deixando por rastro a marca - infame e retrógrada - de terra arrasada, e fazendo frutificarem práticas políticas obsoletas, atraso nos métodos administrativos, processos de decisão marcados pelo mofo do ultrapassado e do ineficaz.

Neste grande esforço de modernização, o Governo conta com a parceria indispensável do funcionalismo público do Estado. Os nossos servidores terão a seu lado a Governadora e o Governo, para juntos implantarmos a cultura do planejamento das ações administrativas, a partir dos instrumentos constitucionalmente instituídos, o Plano Plurianual, as Leis de Diretrizes Orçamentárias e os Orçamentos Anuais.

Com este compromisso de previdente e responsável planejamento, será possível manter equilíbrio fiscal, chamando o funcionalismo a participar de uma gestão de resultados, disseminando boas práticas de gestão, profissionalizando, com treinamento adequado, a gestão orçamentária e os processos de licitação, dando-lhes total transparência pelo uso de meios eletrônicos para as compras e contratação de serviços pelo poder público.

Esta profissionalização passa pela efetiva redução dos cargos de confiança, e o preenchimento dos estritamente necessários pelo critério do mérito, a par de política de vencimentos orientada pelo alcance de metas.

Quanto a este ponto, não posso deixar de registrar meu inconformismo diante das graves disparidades hoje existentes na política de remuneração do serviço público, quando categorias com a exigência da mesma qualificação profissional e acadêmica recebem até dez vezes menos que outras, só por terem estas maior poder de reivindicação e imposição.

Nos estritos limites das faculdades legais, empenharei esforço, contínuo, para afastar de nosso serviço público a injustiça de tamanha desigualdade.

Nenhum comentário: