27 julho 2010


A investida contra os morcegos hematófagos começou há três semanas. Nesse período, cerca de 10 morcegos (dessa espécie) foram capturados.

“Quando os Agentes de Endemias os capturam, eles aplicam uma pasta vampiricida, que é um anticoagulante; o que causa uma hemorragia nos morcegos”, informa veterinário do IDIARN, Regiberto Faustino.

Ele complementa informando que o efeito não acontece, apenas, no animal capturado.

“Como os animais são, novamente, soltos, retornam à colônia. E pelo fato de manterem contato, por via oral, contaminam os demais”, complementou o veterinário.

Segundo REGIBERTO, não é possível afirmar, ainda, se que há uma superpopulação de morcegos não hematófagos. Ele disse que essa afirmação será feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais - IBAMA e por outros órgãos responsáveis, que já estudam o caso.

O técnico do IDIARN enfatizou que o trabalho de captura tem acontecido de forma mais tranqüila. Pois, a Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros tem oferecido as melhores condições de trabalho possíveis.

“Dispomos de excelente material para prevenção de acidentes, além de veículos novos e abastecidos, funcionários estimulados e, totalmente, à disposição desta operação” destacou.

Nenhum comentário: