Um trabalho social, desenvolvido através da Casa da Família (CRAS) do município de Pau dos Ferros, está chamando a atenção da região. Trata-se do projeto social “Mãos Talentosas”, formado por um grupo de mulheres do bairro Beira-Rio, que resolveram se unir em torno de um objetivo comum, tornando o conhecimento pessoal em uma forte arma contra a falta de emprego e renda na região.
A filosofia do trabalho é a troca de habilidades. Se uma delas domina certo ofício, ela fica responsável para repassar os seus conhecimentos para a outra e vice-versa. Dessa forma, se uma senhora tem aptidão para o crochê, ponto cruz ou outra atividade, e outra colega tem domínio específico sobre confecção de sabonete, caixa ou embalagens para presente, há nesse caso a permuta dos conhecimentos, e todas acabam aprendendo vários ofícios de uma só vez.
De acordo com a coordenadora do Cras, FRANCISCA ITACIRA AIRES NUNES (“BOLINHA”), o projeto utiliza um pouco da pedagogia do pensador Paulo Freire, que desenvolveu suas atividades educacionais através de um trabalho cooperativo onde existia uma boa relação entre teoria e prática.
“A metodologia usada nessa idéia utiliza, exatamente, os dotes que as senhoras já possuem, e elas mesmas fazem o trabalho de repasse de informações de uma forma fácil de entender”, argumenta Itacira.
Maiores detalhes: www.defato.com/28_12_2007/estado.php
Maiores detalhes: www.defato.com/28_12_2007/estado.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário