10 dezembro 2011

Na tarde/noite desta sexta-feira (09), a Câmara Municipal de Pau dos Ferros vivenciou um dos maiores momentos da sua história. Com plenário cheio, a Casa entregou Títulos de Cidadãos Pau-ferrenses a 35 personalidades dos mais variados segmentos da sociedade local, em virtude dos serviços de relevância prestados com o objetivo de gerar o desenvolvimento do município e melhorar a qualidade de vida do seu povo. 

Receberam a honraria autoridades constituídas, empresários, intelectuais com formação acadêmica, assim como pessoas simples que, não menos importantes, em razão da patente, também colocaram seu tijolo na construção da história da cidade “Princesinha do Oeste”. Os trabalhos foram conduzidos pelo Vereador-Presidente, Eraldo Alves.

Os nomes foram indicados pelos atuais vereadores - e também por outros que já passaram pela Casa – e receberam aprovação por meio de Decretos Legislativos.

No ato solene, o Padre Flávio Melo, que representou os homenageados, disse que assim como o Hino Nacional que num dos seus trechos afirma que um filho do Brasil não foge à luta, necessário se faz que nenhum filho de Pau dos Ferros, natural ou por adoção, desista de lutar pelo engrandecimento do município.

O vereador, Márcio Jório, que representou os demais edis, conceituou etimologicamente a expressão Cidadania, dando ênfase ao emprego do termo pelo então deputado federal, Ulysses Guimarães, que batizou a Carta Magna do País de Constituição Cidadã, quando de sua promulgação em 1988. Márcio lembrou que o Poder Legislativo foi feliz quando, de forma eclética, concedeu as honrarias.

O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, um dos agraciados, disse que os que receberam o título honorífico estariam aumentando, ainda mais, seu grau de responsabilidade perante o município. “Todos nós que recebemos esta distinção temos espírito público e já provamos isso trabalhando, irmanados, em defesa dos interesses coletivos do município. Se Pau dos Ferros ocupa, hoje, um lugar de destaque no cenário regional é porque cada um dos agraciados deu sua parcela de contribuição”, afirmou o prefeito.

Já o deputado estadual, Getúlio Rêgo, que também foi contemplado com a distinção, demonstrando alegria e bastante emoção, disse que já tinha uma procuração do povo de Pau dos Ferros, que sempre lhe deu expressiva votação nas urnas para lhe representar na Assembleia Legislativa, mas que, agora, estava recebendo um farol que vai iluminar, ainda mais, seu caminho rumo ao futuro. “A minha estrada vai ficar mais iluminada, a partir de hoje, para que possamos enxergar melhor para continuar desatando os nós do atraso e costurar a bandeira do futuro, com mais desenvolvimento e justiça social para todos os pau-ferrenses”, destacou o parlamentar.

A desembargadora, Zeneide Bezerra, a quem foi conferida um título honorífico, fez um resgate da história do município, fazendo menção às suas raízes em solo pau-ferrense em função de vínculos familiares que mantém com a cidade pólo do Alto Oeste, através do ex-prefeito, João Escolástico Bezerra. Ela disse que Pau dos Ferros deixou de ser uma cidade acanhada e tem dado enormes saltos de desenvolvimento durante a atual gestão. Doutora Zeneide afirmou, também, que as universidades existentes no município têm contribuído de forma substancial para o crescimento de Pau dos Ferros e da região. “As raízes do desenvolvimento estão plantadas nas universidades”, ponderou a desembargadora.

Durante a solenidade, que foi conduzida pelo presidente da Câmara de Vereadores de Pau dos Ferros, Eraldo Alves, foram agraciados com o Título de Cidadão pau-ferrense as seguintes personalidades: Desembargadores Zeneide Bezerra e Expedito Ferreira, deputado estadual, Getúlio Rêgo, prefeito Leonardo Rêgo, bispo Dom Mariano Manzana, Padre Flávio de Melo, a cantora litúrgica e membro da pastoral do idoso, Terezinha das Chagas, professores José Alcigério Batista, Maura Cavalcante, Joseney Queiroz, Terezinha Câmara, Vasti Siqueira, Socorro Oliveira, Ilma Marcelino e Evilázio Jocas, médico Pio X Fernandes, advogados Lafaiete Júnior, Cleidimar Dantas e Sales Paiva, militares tenente-coronel Romualdo de Farias, capitãs Carlos Souza e Myria de Freitas, Major Davi Cavalcante e soldado Geraldo Correia, fonoaudióloga Isabella Loiola, contador Antônio Mendes, nutricionista Rosimar Garcia, odontóloga Nadja Finizola, enfermeiro Nogueira Neto, empresários Aldemir Rêgo, Tadeu Sarmento, Antônio André Sobrinho, Francisco Marques, Valdeci Ferreira e o gerente da Agência local da Previdência Social, Eudenes Ferreira.

Os nove vereadores da atual legislatura compareceram ao evento: Eraldo Alves, Manoel Florêncio, Itacira Aires, Gilson Rêgo, Antônio Avelino, Socorro da 36, Márcio Jório, Zélia Leite e Ubiratã Aquino. O ex-vereador, Manoel Gomes (autor de uma proposição), também esteve presente à solenidade. Além deles e dos agraciados, o ato foi prestigiado pelo vice-prefeito, Fabrício Torquato, por secretários municipais, ocupantes de cargos públicos municipais, estaduais e federais, familiares dos homenageados, assessores e técnicos da Câmara e um número expressivo de outros cidadãos que já são pau-ferrenses de berço, de batismo e de registro civil.    













Veja a cobertura completa AQUI.
Fotos: Franskin Leite (84 8815-8800)



Nenhum comentário: