18 outubro 2011

O ministro Garibaldi Alves Filho foi longe nesta segunda-feira (17) para inaugurar mais uma agência da Previdência Social. Ele viajou cerca de 7 horas até Palotina, interior do Paraná, que não possuía unidade previdenciária, mas que, agora, passou a contar com a estrutura.

A partir de hoje, com o início do atendimento à população, 28,7 mil pessoas não terão mais que se deslocar 40 quilômetros, até Assis Chateaubriand, para acessar os serviços de seguridade social prestados pela Previdência.

“A intenção da Previdência, ao inaugurar essas novas agências, é chegar bem mais perto do segurado. Havia uma visão que considero distorcida: a preocupação maior era com os segurados que estavam nos maiores centros do país. A televisão mostrava aquelas filas imensas, e isso sensibilizava e comovia. Porém, também sensibiliza e comove o fato de que moradores do interior do país são obrigados a grandes deslocamentos para poder ter acesso aos benefícios da Previdência”, afirmou o ministro Garibaldi Alves Filho.

A unidade de Palotina realiza, mensalmente, o pagamento de 5,1 mil benefícios, injetando na economia do município R$ 3,2 milhões. Em 2010, o repasse da Previdência, por meio do pagamento de benefícios para o município foi de R$ 37.612.299,00, incluindo o pagamento de 13º salário.

Esta é a 12ª unidade da Previdência inaugurada no Paraná que faz parte do Plano de Expansão de Atendimento (PEX). As anteriores foram nas cidades de Arapoti, Astorga, Campina Grande do Sul, Lapa, Pinhais, Paiçandu, Andirá, Cambará, Mandaguari, Imbituva e Prudentópolis.

A Previdência Social tem investido na modernização da rede de atendimento em todo o país. No Paraná, ainda está prevista a construção de mais 26 unidades por meio do Plano de Expansão. O PEX prevê a implantação de APS em municípios com mais de 20 mil habitantes que ainda não possuam agências para realizar o atendimento previdenciário aos segurados.

Nenhum comentário: