18 outubro 2011

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, assinou, nesta terça-feira (18), a autorização para a publicação do edital do concurso que selecionará 1500 técnicos para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A autorização para a realização do processo seletivo deverá ser publicada na edição desta quarta-feira (19) do Diário Oficial da União.

As vagas, oferecidas para candidatos de nível médio, são para trabalhar nas Agências de Previdência Social (APS) em todo o país. A maior parte dos novos contratados deverá ficar lotada nas novas agências previstas no Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). A expectativa é que nos próximos dias o Ministério do Planejamento também autorize oficialmente o concurso para peritos médicos.

Quando recebeu a notícia da assinatura da autorização para o concurso – por meio de telefonema da própria ministra Miriam Belchior - o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, estava reunido com a bancada federal de Pernambuco, na Câmara dos Deputados. O assunto foi a construção das agências do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) da Previdência Social previstas para o estado.

O ministro, Garibaldi Alves Filho, tem se reunido com as bancadas de diversos estados para viabilizar a construção das agências do PEX. O Orçamento da União para o próximo ano - que está sob apreciação do Congresso Nacional - reservou R$ 100 milhões para a construção das obras do PEX. Deste valor, R$ 25 milhões serão investidos na conclusão de obras já iniciadas.

O Plano de Expansão, iniciado em 2009, prevê a implantação de 720 novas APS. Desse total, 86 já foram inauguradas. Até o final de 2014, as 634 unidades restantes deverão ser entregues à população. A proposta do ministro Garibaldi Alves é que os deputados reservem parte de suas emendas individuais ao Orçamento para alocar recursos visando acelerar a construção das novas agências da Previdência.

Nesta terça-feira (18) o ministro reuniu-se com as bancadas federais de Santa Catarina, Pernambuco, Pará e São Paulo. Ele participou das reuniões acompanhado pelo secretário-executivo do Ministério, Carlos Eduardo Gabas; e pelo presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild.

Nenhum comentário: