05 outubro 2011

A Comissão Intergestora Regional (antigo CGR), coordenada pelo Técnico da VI Ursap, Vicente de Paula Fernandes, realizou mais uma reunião do colegiado neste dia 04 de outubro. Os encontros acontecem todas as primeiras terças-feiras de cada mês.

A pauta principal da reunião da CIR foi o desenho da “Matriz da Rede Cegonha da 6ª Região de Saúde”, que é composta por 36 municípios do Alto Oeste Potiguar. Este foi o início de um trabalho de sensibilização e diálogo junto aos municípios, com metodologia participativa para a implantação do processo de inserção a este importante programa de saúde pública voltado para as mulheres e seus filhos até os dois anos de vida.

Um dos objetivos da Rede Cegonha é atuar, desde a descoberta da gravidez até o parto, fazendo com que as gestantes recebam acompanhamento numa Unidade Básica de Saúde, como referência, e saibam, antecipadamente, onde darão à luz. Também serão disponibilizados transportes para as grávidas se deslocarem até os postos de saúde para realizar o pré-natal e à maternidade, na hora do parto. Além disso, serão viabilizados exames laboratoriais, ultrassom, eletrocardiograma, dentre outros procedimentos complementares.

A Rede Cegonha prevê, ainda, a qualificação dos profissionais de saúde que darão a assistência adequada às gestantes e aos bebês. Serão capacitados os profissionais de saúde que atuam tanto na atenção primária, quanto com os serviços de urgências obstétricas.

Entre as novas estruturas estarão as Casas da Gestante e do Bebê, que dará acolhimento e assistência às gestantes de risco, e os Centros de Parto Normal, que funcionarão em conjunto com a maternidade para humanizar o nascimento. A rede hospitalar obstétrica de alto risco também será fortalecida, com ampliação progressiva da quantidade de leitos na rede SUS, de acordo com as necessidades apresentadas pelos municípios. 

Todas as Unidades Regionais de Saúde estão desenhando seu modelo que, após aprovado em assembleias nos colegiados, serão encaminhados para discussão e inserção no modelo de gestão da Rede que está sendo formatada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte. E esta, por sua vez, somada aos demais entes federados, levarão suas propostas ao Ministério da Saúde.

Novas reuniões da Comissão Intergestores Regional da 6ª Região de Saúde ainda deverão acontecer, com vista à consolidação dos municípios que estarão aptos para serem referenciados como, também, as unidades e profissionais que prestarão esses serviços humanizados e de qualidade.

O Programa Rede Cegonha foi lançado pela presidente, Dilma Rousseff, em 28 de março próximo passado, em Belo Horizonte-MG, dispõe de um orçamento financeiro superior a R$ bilhões e se propõe a ser executado 100% até o ano 2016.




Nenhum comentário: