09 setembro 2011

Finecap 2011, segundo o prefeito, Leonardo Rêgo

Traduzir, com propriedade, o estado de espírito que animou o deslocamento de multidões que estiveram presentes – e foram a razão do sucesso desta Finecap – é tarefa que requer o uso de mais de uma palavra.

Ao me retirar na última noite, do local desta festa, tamanha eram as emoções – decorrentes do que presenciei e senti – que as mais apropriadas expressões para designar este evento formidável certamente são: PARTICIPAÇÃO E COMUNHÃO.

Quando me refiro à participação quero homenagear, inicialmente, o povo de Pau dos Ferros, do Alto Oeste, e os milhares de pessoas originárias dos demais municípios do RN e de outros estados.

A afluência maciça e o comportamento, ordeiro e zeloso, merece nosso reconhecimento e respeito pela demonstração expressiva da cidadania.

As suas presenças podem ser estendidas, também, como uma aprovação do trabalho, incansável, de nossa gestão, visando proporcionar oportunidades de lazer, de qualidade para todos; tão necessárias como compensação aos sacrifícios do rotineiro esforço de trabalho no nosso dia-a-dia.

Mas é plenamente compreensível, por todos, que a eficácia de uma Feira, deste porte, é resultado de previsibilidade e planejamento.

A programação e a organização que elaboramos privilegiou a escolha de:

I. Parceiros fundamentais, a exemplo do:

Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC)
Deputado Estadual Getúlio Rêgo, que disponibilizou recursos de emenda parlamentar junto ao Orçamento Geral do Estado
• Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
• SEBRAE/RN
• Banco do Nordeste
• Café Santa Clara

II. Aos integrantes da iniciativa privada que – nos papéis de empresários e até de pequenos prestadores de serviço – exerceram atividade de apoio ao evento, com destaque para os:

• 10 empresas Festival Gastronômico
• 21 Stands Institucionais
• 71 Empresas (Negócios)

III. Menção especial devo dirigir às equipes de trabalho da Prefeitura que, através da atuação setorial das Secretarias, cumpriram, de forma exemplar, as responsabilidades que lhes foram solicitadas.

IV. Outra atuação digna de mérito foram a das Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, resguardando e protegendo, num trabalho digno de registro e louvor. Um clima de paz reinou, no Grande Evento, durante toda a semana de sua realização.

A outra palavra-chave, a que já nos referimos, tem um sentido mais subjetivo, não menos importante, e que ficou expresso no conceito de COMUNHÃO.

Um observador de comportamentos sociais – em contexto privilegiado para identificar dimensões manifestas do ser humano – percebeu, com clareza, um sentimento generalizado de pertencimento àquela comunidade, que se formou para usufruir de um projeto de lazer coerente com seus interesses motivacionais e representando uma verdadeira comunidade de sentimentos.

Para aquele corpo social, que estava na Finecap, tudo era pretexto para o estado de espírito, francamente favorável, da satisfação de viver.

Ao percorrer toda aquela coletividade presente – com o testemunho dos meus olhos – observei que, pessoas e grupos, dedicaram-se à prazerosa atividade de interação social por diversas razões que podemos exemplificar:

• A formação ou retomada dos laços de amizade;
• O exercício da convivência e do congraçamento de pessoas e casais;
• O jogo das motivações e cumplicidades amorosas;
• A interlocução, por simples razões de turismo e lazer.

Tudo isso, sob a matriz de nossas heranças sociais e culturais, cuja exteriorização contribuiu para identificar e fortalecer, ainda mais, os laços que vinculam o ser humano a grupos e comunidades a que pertence.

Neste sentido podemos destacar – de forma muito afirmativa – que a Finecap, edição do ano 2011, atingiu, plenamente, os três grandes objetivos, de seu planejamento, e mencionados a seguir:

1. Uma festa centrada na satisfação popular e na alegria de viver; e vinculadas às demandas de lazer cultural e social;
2. Uma festa que demonstrasse a força, sempre crescente, da iniciativa privada local e regional;
3. Uma festa que representasse, mais uma vez, o triunfo da vontade administrativa deste governo municipal.

Ao final destas impressões de um Prefeito, sobre a Edição 2011, de proporções históricas, da Finecap, é inteiramente justo renovar o agradecimento e a preciosa colaboração de nossas parcerias, patrocinadores e ressaltar, de forma muito especial, os nossos agradecimentos:

• Às estrelas do povo e da Finecap que – como cantoras, cantores instrumentistas e grupos musicais – que, usando as artes de seus ofícios, nos proporcionaram momentos (e que momentos!) de encatamento e de muitas alegrias;

• Aos participantes desta Grande Festa, que demonstraram – através do histórico recorde de presença – o quanto a nossa sociedade está disposta a apoiar eventos que atendam, de forma generosa, às necessidades sociais básicas de cultura, lazer e economia; quando a legitimidade e eficácia estão a serviço dessas populações.

Leonardo Rêgo - Prefeito de Pau dos Ferros.


Nenhum comentário: