09 setembro 2011

9 de setembro: Dia do Administrador

Segundo o Portal da Administração, a profissão de administrador é, historicamente, recente e foi regulamentada no Brasil em 9 de Setembro de 1965, data em que comemoramos o seu Dia.

Há quem diga que a administração não é uma ciência, mas uma arte. Mas o que de fato sabemos é que para administrar precisamos elaborar planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração. “A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável”, tudo isso com responsabilidade social.

As funções básicas do administrador são conhecidas como POCCC: Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar e Comandar.

Atualmente, vemos contribuições de uma abordagem neoclássica da administração, mencionada por um dos maiores nomes no assunto, Peter Drucker. Ele retrabalhou as funções básicas do administrador, que agora são definidas e simplificadas em PDCO: Planejar, Dirigir, Controlar e Organizar. Seja como for, podemos destacar as principais funções administrativas:

• Planejar: Fixar objetivos e metas;
• Analisar: conhecer os problemas e solucioná-los;
• Organizar: alocar recursos financeiros, tecnológicos e pessoas;
• Liderar: comandar, coordenar, e motivar as pessoas;
• Controlar: negociar e avaliar e
• Dirigir: tomar as decisões.

Fonte: Wikipédia Livre

DO BLOG

Em nome do Administrador, Arimatéia Chaves, dirigente do conceituado escritório A&C Administração e Contabilidade Pública, sediado em Pau dos Ferros, estendo votos de parabéns a todos eles.

Nenhum comentário: