05 agosto 2011

Até o dia 30 de novembro deste ano, 17.247 mil produtores rurais do Rio Grande do Norte têm direito de liquidar suas dívidas no Banco do Nordeste. Eles poderão ser beneficiados com descontos que variam de 45% a 85%, a depender do município onde se localize o empreendimento, no âmbito da Lei 12.249/2010. 

A medida beneficia os mutuários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), micro, pequenos e médios produtores rurais, bem como suas cooperativas e associações, detentores de operações rurais contratadas até 15 de janeiro de 2001, com valor original de até R$ 35 mil. 

Desde a promulgação da lei, em junho de 2010, cerca de 12 mil operações já foram liquidadas. Além dos descontos, o recálculo das operações é feito sem cobranças de juros de atraso, multa ou sanção. 

O cliente poderá reduzir ou liquidar seu endividamento e recuperar sua capacidade produtiva, podendo, inclusive, restabelecer o seu acesso ao crédito”, explica o gerente executivo da Superintendência Estadual do BNB, Orlando Gadelha.

A instituição financeira tem mobilizado agências e parceiros (sindicatos, federações e entidades de classe), em todos os municípios em que atua. São realizadas reuniões com associações de produtores rurais, sindicatos e câmaras municipais para esclarecer os aspectos da Lei, com vistas à adesão do maior número de clientes enquadráveis. 

De acordo com Orlando Gadelha, os clientes que tenham dívidas em atraso e desejem conhecer as alternativas para regularização, devem procurar uma das agências do Banco; “Temos vários mecanismos de renegociação e, com certeza, o cliente poderá sair com a solução para o seu caso específico”, finaliza.

Nenhum comentário: