28 setembro 2010

BANCÁRIOS PODERÃO ENTRAR EM GREVE AMANHÃ


Os 2.500 bancários do Rio Grande do Norte realizam assembleia, a partir das 19 horas de hoje, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação-SINTE, apenas para ratificar a deflagração de greve, que foi marcada na semana passada para começar amanhã.

A coordenadora geral do Sindicato dos Bancários, Marta Turra, disse que a reunião servirá para a montagem das últimas estratégias da paralisação das atividades e dos serviços bancários, em decorrência dos bancos privados e públicos não terem feito acordo quanto à data-base da categoria, que é em setembro.

Turra explica que este ano, os bancários pedem um reajuste salarial de 24% e a negociação das perdas acumuladas em parcelas, bem como a realização de concurso público, “porque existe uma carência muito grande de pessoal”, em virtude do aumento dos serviços financeiros.

Segundo ela, somente o Banco do Brasil precisa contratar 10 mil funcionários, enquanto a necessidade da Caixa Econômica é de 17 mil. “Há 15 anos existiam um milhão de bancários no Brasil, atualmente são 480 mil”.

Para ela, a redução do número de bancários, “que caiu para menos da metade”, reflete-se “na demora do atendimento aos clientes”, pois apesar do emprego da tecnologia, “as filas são enormes nos bancos”.

TN online

Nenhum comentário: