29 janeiro 2008

A LIBERDADE DE PENSAMENTO EXISTE???


Tratemos pois, da liberdade de pensamento e expressão em termos práticos. A pergunta já feita é: ela realmente existe? Ou a sociedade nos impõe conhecimentos limitados para restringir nossas escolhas? Mais uma vez a História nos mostra algo valioso: restringir a capacidade de escolha através da educação não é algo usado somente em tempos remotos, onde eram os nobres que detinham o poder do saber, mas é algo que acontece na sociedade de hoje, não somente brasileira, também mundial.

Um exemplo da castração da liberdade de expressão, bem próximo, foi o período ditatorial militar brasileiro. E os militares perguntavam “para quê querem liberdade?”, pergunta ótima para todos aqueles que buscam e lutam por ela. Se ser livre é escolher, não existe a possibilidade de alguém não escolher?

Não é incomum trocar o conceito de pensar livremente pela prática de impor o pensamento livre. O cerne em ser livre para pensar está em expressarmos isso. Nem sempre, por mais libertários que sejamos, conseguiremos expressar o pensamento, pois ele pode ser prejudicial. Expressar o pensamento livre é saber respeitar o livre-pensar dos outros.

Nenhum comentário: