22 dezembro 2011


Fruto de um grande processo de articulação política, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa - chega a Pau dos Ferros. Com ela, a possibilidade de realização do sonho de milhares de jovens deste município polo, como, também, da região, que anseiam concluir um curso superior. 

 “Estamos vendo a oportunidade dos jovens realizarem o grande sonho de ingressarem numa universidade, estando em casa, próximos da família, sem ser preciso ir morar em outra cidade”, frisou Leonardo.  

Para que o município de Pau dos Ferros fosse contemplado com um campus da UFERSA foi necessário mover diversos moinhos, desde a coleta de assinaturas de apoio popular ao pleito e audiências públicas, até reuniões com o Ministro da Educação, Fernando Haddad.

Mas, a chave que conseguiu abrir, definitivamente, as suas portas - e ninguém pode negar isso - foi a boa articulação política conduzida pelo prefeito, LEONARDO Rêgo, junto à bancada federal potiguar, e estes perante o MEC. 

Não foram poucas as peregrinações do chefe do executivo pau-ferrense nos gabinetes, tanto aqui no estado, quanto lá em Brasília; levando, consigo, o competente reitor, Josivan Barbosa, e alguns membros do aguerrido Grupo de Trabalho que formatou o projeto. 

Ademais, foi através da sua habilidade que o município, pelas mãos dos abnegados empresários,
 Antônio Alvino de SOUZA Neto/ALZIR Lisboa de Aquino, que têm visão de futuro, conseguiu doar o terreno, escriturado, com área de 10 hectares, para construção da imponente unidade escolar.

Atuamos de forma abnegada por essa conquista, pois sabemos da importância e dos grandes resultados que uma universidade pode proporcionar. Pau dos Ferros viveu um momento onde vários segmentos da sociedade se uniram e obtiveram mais esta grande conquista”, comemorou Leonardo.

Até que a população recebesse a confirmação, o Prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, relata que houve uma grande articulação política junto à bancada Federal e ao Ministério da Educação. 

Promovemos, aqui em Pau dos Ferros, diversas reuniões com representantes da sociedade civil organizada, que participaram de forma ativa desta conquista, assim como, com prefeitos da região, todos empenhados nesta importante conquista”, destacou Leonardo.

De acordo como Reitor, a Universidade vai começar a funcionar ainda em 2012, no campus do IFRN, e ressalta que mesmo sem a conclusão das obras, será possível iniciar as aulas. A Ufersa-Pau dos Ferros vai oferecer, anualmente, 700 vagas, sendo que 300 vagas serão destinadas ao bacharelado em Ciência e Tecnologia, outras 100 em cursos de licenciatura, que ainda não foi definido pela reitoria, e, por fim, 5 engenharias (aindanão definidas, mas com 60 vagas cadas).

Assim sendo, podemos afirmar em alto e bom som ou com LETRAS MAIÚSCULAS, que esta conquista tem, sim senhor (e isso é irrefutável), o toque das mãos do prefeito empreendedor, Leonardo Rêgo.

 Prefeito Leonardo e o vice, Fabrício, ladeados pelos emresários Alzir/Souza, que doaram o terreno para construção do campus da Ufersa

 Leonardo Rêgo numa Audiência Pública na Câmara Municipal de Pau dos Ferros
Leonardo participando de uma reunião com a Bancada Federal para defender  a implantação do campus da Ufersa de Pau dos Ferros

Leonardo entregando documentação da Ufersa aos senadores José Agripino e Garibaldi, e ao deputado Federal Felipe Maia

Leonardo reunido outra vez com Bancada Federal em Brasília

Campus da Ufersa em Pau dos Ferros está em construção



Nenhum comentário: