25 novembro 2011

Acontece, neste sábado (26), o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica. O processo teve início no último dia 10 e se estenderá até 10 de dezembro.

O objetivo da ação é vacinar as populações de cães e gatos em todos os 37 municípios que compõem a VI Ursap, visando prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, diminuindo, sobremaneira, qualquer possibilidade da ocorrência da raiva humana.

De acordo com a Coordenadora de Endemias da VI Ursap, Maria de Fátima Leite, a meta para o ano de 2011, na região do Alto Oeste, é  vacinar 62.078 animais, sendo 40.375 cães e 21.703 gatos. Deverão tomar a vacina, os animais que possuem mais de três meses de idade, as fêmeas paridas com mais de 15 dias. Já os primovacinados (aqueles que receberam a dose inicial) devem receber uma segunda dosagem após 30 dias.

A raiva é uma zoonose de etiologia viral transmitida ao homem por meio de mordedura, lambedura ou arranhadura de mamíferos doentes e com letalidade próxima a 100%. Por sua importância para saúde pública, o Ministério da Saúde integrou o compromisso de eliminar do continente latino-americano a raiva humana até o ano de 2012.

Nesta campanha, assim como nas demais, a VI Ursap dá todo suporte técnico (com equipe multiprofissional de plantão), apoio logístico e distribui os insumos para os municípios, como as doses da vacina, seringas e agulhas descartáveis. Já os recursos financeiros são repassados, fundo a fundo, e disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS), com a contrapartida da Secretaria de Estado de Saúde Pública-Sesap.

A vacinação antirrábica animal é o ponto chave para a prevenção da raiva, doença grave e letal em quase 100% dos casos, constituindo um agravo de grande importância na Saúde Pública, ainda presente no RN, onde em 2011 foi registrado um caso de raiva canina no município de Serra de São Bento. Em 2010 ocorreram dois cães positivos, um em Caicó e outro em Mossoró. No estado, o último registro de raiva em gato foi em 2008 no município de Lagoa Salgada.

Desde o ano de 1975, o Estado, em parceria com os municípios, vem desenvolvendo ações preventivas contra a doença, com destaque para as campanhas de vacinação. Até 2012, o Ministério da Saúde planeja eliminar a raiva humana transmitida por cão no meio urbano, compromisso que faz parte de sua Agenda Estratégica, conforme acordo com outros países da América Latina, durante a 15ª Reunião Interministerial de Saúde e Agricultura e a 12ª Reunião dos Diretores da Raiva nas Américas 2008.

Nenhum comentário: