15 novembro 2011

O professor doutor do CAMEAM/Uern, Gilton Sampaio, comunica que a equipe do Programa Banco do Nordeste de Cultura (Edição 2012 - Parceria BNDES) fará uma Oficina, em Pau dos Ferros, no dia 23 de novembro de 2011, das 8h30min às 12h, na sede do Campus da UERN (CAMEAM), para dar todas as orientações sobre como enviar e concorrer aos recursos do BNB de Cultura 2012, no valor total de R$ 8 milhões. Esse é um dos melhores Programas de fomento à cultura do país e o mais importante da região Nordeste do Brasil.

Segundo Gilton, os profissionais do CAMEAM e muitas outras pessoas de toda essa região já vêm aprovando projetos junto ao BNB de Cultura em editais anteriores, com destaque para o Projeto BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas), coordenado pela profa. Lúcia Pessoa Sampaio (Depto de Educação); o Projeto do Coral “A vida em Canto”, da profa. Maria da Conceição Costa (Depto de Educação); o Projeto do “Museu da Cultura Sertaneja” (Depto de Letras), coordenado pelo prof. Ivanaldo Santos; e o Projeto de Dança “Oiticica”, coordenado pela profa. Suênia de Lima Duarte, todos eles financiados pelo BNB de Cultura.

“São projetos de alta qualidade e de reconhecido impacto social, que têm trazido dividendos acadêmicos e culturais, além de contribuir diretamente para melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão do CAMEAM”, destacou Gilton.

O Formulário a ser preenchido é simples e há milhões em recursos para diversas áreas da cultura, que atende a todos os departamentos do CAMEAM. São elas: Música, Literatura, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Artes Integradas ou não específicas, Dança e Patrimônio.

Ainda de acordo com Gilton, existem muitas possibilidades de de se contribuir com o desenvolvimento e difusão da nossa cultura. Ele citou, como exemplo, as memórias biográficas e biobibliográficas de grandes nordestinos que são ou foram economistas, educadores, enfermeiros, desportistas, gestores, poetas e escritores, populares e eruditos, músicos, artistas plásticos, artesãos, como, também, as riquezas cantadas, desenhadas, escritas, produzidas, mas pouco divulgada de nossa geografia e/ou preservada do patrimônio de nossas cidades ou da nossa universidade.  

"Temos muitas pessoas talentosas em nossa região, não somente alunos, técnicos e docentes do Campus, mas de todo Alto Oeste, às quais podemos nos unir em prol da cultura", concluiu o professor Gilton Sampaio.

Cada Departamento, Grupo de Pesquisa, Núcleo de Extensão, Núcleo de Ensino ou Setor Administrativo, pode propor projetos ou verificar junto aos projetos de extensão, de pesquisa e de ensino já existentes (quando for o caso) e enviar propostas, que podem ser individuas (pessoa física – PF) ou pela instituição (pessoa jurídica – PJ).

 Projeto "Bale", coordenado pela professora, Lúcia Sampaio



Nenhum comentário: