04 novembro 2011

A governadora, Rosalba Ciarlini, determinou à Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte ( CAERN), levantamento para resolver o grave problema de abastecimento de três assentamentos no município de Bento Fernandes. Há cerca de 8 anos, centenas de famílias dos agricultores que ocupam os lotes de reforma agrária esperam pela construção de uma adutora. 

Nesta quinta-feira, 03, a governadora recebeu uma comissão do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST), que reclamou do descaso do governo passado. Os trabalhadores disseram que há muito tempo eles dispõem até da caixa d’água, esperando a adutora prometida. 

“Autorizei que sejam feitos todos os estudos para resolver o abastecimento das comunidades. Cuidaremos desse assunto com prioridade porque sei o que representa falta d’água para essas pessoas”, disse a governadora, lembrando que governou um município com maior área de extensão rural. Mossoró tem 148 comunidades.

NOTA DO BLOG

O mesmo tratamento dispensado ao Movimento Sem-Terra de Bento Fernandes é aguardado pelos moradores SEM ÁGUA do município de Luís Gomes que, há muito tempo, corre o risco de morrer de sede.

As poucas precipitações pluviométricas dos últimos anos deixaram o açude dona Lulu Pinto, principal reservatório do município, com o nível de armazenamento d´água muito abaixo do limite; o que está comprometendo, sobremaneira, o fornecimento do precioso líquido aos luís-gomenses. 

Diversas manifestações foram realizadas no intuito de sensibilizar o Governo do Estado para o grave problema instalado na Terra de Senhora Santana. O ex-prefeito, “Dedezinho”, na companhia de vereadores, autoridades eclesiásticas, representantes do Ministério Público e da Caern, fizeram coro às vozes da população, que também exibiram cartazes e baldes secos simbolizando a escassez de água naquela cidade serrana. 

Logo após o ato público, Dedezinho fez um relatório fotográfico, acostou pareceres técnicos e protocolou toda essa documentação junto ao Governo do Rio Grande do Norte, que se comprometeu a construir, num curto espaço de tempo (que já está passando para médio), uma adutora que levará água do açude Saco, em Major Sales, para o açude dona Lulu Pinto, em Luís Gomes – acabando de uma vez para sempre com esse sofrimento. 

Ao tomar posse, no dia 01 de outubro, após a renúncia de Dedezinho, o atual prefeito, Tadeu Nunes, assumiu o compromisso de também lutar para que a adutora seja implantada com a maior brevidade possível. Ele disse que baterá às portas de todos para que se resolva, definitivamente, a grave situação.

Doutor Tadeu disse durante seu discurso de posse: “vou peregrinar pelos gabinetes da capital do estado como o objetivo de encontrar alguém que olhe com decência e carinho para esse problema. Não quero nem saber quem é que vai solucioná-lo; o quero é que resolva. E quem viabilizar água para Luís Gomes, eu chegarei de volta aqui e direi o nome – da mesma forma que estamparei nas ruas os nomes daqueles se opuserem”, ponderou Tadeu.

Vamos esperar para ver se a governadora, Rosalba Cirlaini, e novo Secretário de Estado dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, darão a Luís Gomes – e seu povo - o mesmo tratamento que foi dispensado aos sem-teto do município de São Bento, muito embora não tenhamos nada contra os cidadãos daquela cidade que também reivindicaram e querem ver seus direitos e benefícios coletivos ser atendidos.

Tenho dito!

Nenhum comentário: