21 outubro 2011

A Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern) confrontou os dados apresentados no Atlas de Saneamento 2011, divulgado na última quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que informava que 35% dos municípios do RN contam com o serviço de coleta de esgoto. De acordo com o gerente de desenvolvimento operacional e controle de perdas, Isaias Costa Filho, apenas 22% dos domicílios, localizados em municípios atendidos pela Caern, têm serviço de esgotamento sanitário. 

A Caern atende 152 municípios do estado, dos quais 40 contam com o serviço de esgotamento sanitário. A capital potiguar possui 34% dos domicílios com coleta de esgoto, mas destes apenas 50% é tratado. Segundo a Caern, nos outros municípios 100% do esgoto coletado é tratado. 

Os dados apresentados pela Caern, em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (20), mostram que, no Rio Grande do Norte, 500 mil pessoas são atendidas com esgotamento sanitário, através de 135.159 ligações, 58 Estações de Tratamento de Esgoto, 1.373 Km de rede coletora, e 20,6 milhões de m³ de esgotos coletados por ano. No entanto, esses números tendem a aumentar nos próximos anos com as obras previstas para melhorias e ampliação do sistema.

De acordo com o assessor de empreendimentos da Caern, Marcos Antonio Rocha, cerca de R$ 822 milhões já estão garantidos pelo Governo Federal e serão investidos, até o fim de 2013, na capital e em cidades do interior como Mossoró, Assu, PAU DOS FERROS, Goianinha, Caicó e Macaíba.

DN online

NOTA DO BLOG // Se o Sistema de Esgoto é filho legítimo da CAERN, ela que balance!

Não são poucos os problemas de coleta de esgotos no município de Pau dos Ferros que contribuem, substancialmente, para a proliferação de doenças.

Lembro-me – e muito bem – que em face da celeuma gerada sobre a quem competia executar os serviços, se ao Governo Municipal ou à CAERN, e em decorrência da enorme demanda que a Prefeitura vinha recebendo, foi realizada uma Audiência Pública, na Câmara de Vereadores, no dia 20 de agosto de 2009, para dirimir as dúvidas. 

A matéria - objeto da proposição – foi fruto do requerimento nº. 093/09, subscrito pelos edis Eraldo Alves, Manoel Florêncio, Itacira Aires, Zélia Leite e Gilson Rêgo.
 
Na época, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte assumiu, de público, a maternidade desse grave problema de saúde na cidade e se comprometeu a retomar as obras, imediatamente, e concluir os serviços (há muito tempo paralisados) – fato que, até ontem, não aconteceu.

Assim sendo, ao anunciar novamente que, ATÉ 2013, os serviços serão executados, a empresa ratifica que, efetivamente, “pariu Mateus”, o filho é seu e, agora, enfim, parece que vai balançar! 

 Faixa da Audiência Pública exibida em 20/09/2009

Nenhum comentário: