26 setembro 2011

A Secretaria de Estado da Saúde Pública, através da Coordenadoria de Recursos Humanos e VI Unidade Regional de Saúde, realizará, durante o período de 27 a 30, oficinas do Programa Qualidade de Vida "Saber Viver", com a realização do Momento Vivencial que tem, como tema, "Integralidade do Ser – Encontro Consigo e com o Outro", dirigido aos servidores públicos lotados na VI Ursap, sediada em Pau dos Ferros. O evento é coordenado pela pedagoga, Lucila de Noronha.

Para melhor atender à demanda, o curso foi dividido em duas etapas, sendo que, a primeira será realizada nos dias 27 e 28, e a segunda, 29 e 30.

O objetivo, primordial, da oficina é o de conquistar uma melhor relação de convivência, através do respeito mútuo, levando-se em consideração as necessidades do indivíduo de maneira mais ampla, para que este desenvolva - da melhor forma possível - o seu papel no ambiente de trabalho e em suas interrelações.

Para Lucila Noronha, pedagoga e especialista em Educação Holística e Qualidade de Vida, que coordena o programa, a metodologia empregada nas oficinas visa desenvolver atividades vivenciais onde possam ser discutidas as interrelações, bem como o autoconhecimento e autoreflexividade para uma melhor convivência no ambiente de trabalho. O encontro intenciona, também, unir a autorealização pessoal com o que cada indivíduo possui de melhor e, dentro desse espírito de convergência e integração, estabelecer, como ponto de partida, a emotização nas áreas de desenvolvimento humano.

Segundo Nizarene Vidal, Coordenadora do Núcleo de Recursos da VI Ursap, “a oficina será uma oportunidade para que os servidores da unidade possam exercitar o autoconhecimento e experimentar situações que envolvam teoria e prática no ambiente de trabalho; com o intuito de melhorar as relações intra, inter e transpessoais”.

Dentre os temas que serão abordados, constam: a importância do autoconhecimento, acolhimento, a arte de decifrar a si mesmo e ao outro, a importância da comunicação eficaz, enxergando o todo e não somente as partes, o eu e o outro, o valor da escuta, a ética do “ser”, exercitar o autoconhecimento e mudança na conduta ética.

A pedagoga, Lucila Noronha, da Sesap, também ministrou curso semelhante junto aos servidores do Hospital Regional Cleodom Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, durante os dias 19 a 22 próximos passados.   




Nenhum comentário: