21 setembro 2011

Caiu por terra um trecho da oração de São Francisco, que diz que “é dando que se recebe”. Nesta quarta-feira (21), numa eleição para Ministro do Tribunal de Contas da União, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, provou que a frase do santo italiano nem sempre está coberta de razão.

Explico, tin tin por tin tin

Os ex-governadores, Wilma de Faria e Iberê Ferreira, estavam quase indicados para assumirem cargos relevantes no Governo Federal, sob as bênçãos do presidente do PSB, Eduardo Campos. Porém, bastou alguns cochichos de pé de orelha entre ele e a governadora, Rosalba Ciarlini, para jogarem a caçada pro mato.

Ora, Eduardo Campos pretendia emplacar sua mãe, deputada Ana Arraes, para Ministra do Tribunal de Contas da União e precisava de votos na Câmara Federal. Para que seu intento desse certo, ele pediu apoio de todo mundo, inclusive, da chefe do executivo norte-rio-grandense, sua colega e amiga, e, em contrapartida, abortaria a ideia das indicações; o que, de fato, aconteceu.

A troca de afagos e de favores ficou tão nítida que o Secretário de Estado da Agricultura, Betinho Rosado (que estava licenciado do mandato eletivo), pediu exoneração do cargo, por apenas dois dias, para ir à Brasília selar o compromisso – coisa que Rogério Marinho, seu suplente, poderia tê-lo feito, em nome do Rio Grande do Norte. 

Para Rosalba, porém, só ficaria demonstrado que “uma MÃE lava a outra” se um ROSADO votasse, diretamente, numa ARRAES. Além dele, Sandra, também ROSADO, votou. Ela obteve 222 votos e será a primeira mulher a assumir o cargo de ministra do TCU.

Não sabemos, ao certo, se o voto de Betinho fez ou não diferença. No entanto, ficou patente que a palavra foi honrada de forma bilateral. Ademais, não custa nada ressaltar que o DEM nacional é presidido por José Agripino, correligionário de Rosalba, e muito bem aceito pelos seus filiados da Câmara Federal, que também devem ter dado uma "forcinha".

Wilma e Iberê, igual a cônjuge traído, que é o último a saber, possivelmente devem ter tomado conhecimento desse episódio hoje, em primeira MÃE,digo, em primeira mão, aqui no blog. A dupla foi vítima de uma eutanásia política.

Pois, é. São os causos e coisas da política de interesses mútuos mostrando que NÃO dando, também se recebe!

Nenhum comentário: