21 setembro 2011

6ª Região de Saúde promove III Fórum de Saúde Bucal

Nesta sexta-feira (23), das 8h às 12h, será realizado o III Fórum Descentralizado de Saúde Bucal, no auditório da VI Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), sediada em Pau dos Ferros. O evento é destinado aos secretários municipais de saúde, coordenadores de Saúde Bucal e dentistas dos 36 municípios jurisdicionados à VI Ursap.

Um dos objetivos do encontro é conhecer os problemas de saúde bucal da população do Alto Oeste potiguar, no intuito de planejar ações de prevenção e de melhoria na execução de políticas públicas voltadas para essa área específica. No fórum, Goretti Menezes, coordenadora do Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), ministrará uma palestra sobre "Pacientes com Fissuras Labiopalatinas" e a odontóloga, Socorro Medeiros, também da Sesap, abordará o tema "Indicadores de Saúde Bucal", em âmbitos regional e estadual.

Para o coordenador de Saúde Bucal da VI Ursap, Airton Lopes, uma das preocupações dos profissionais responsáveis pelo setor de odontologia da Sesap, refere-se ao número de exodontias, muitas vezes desnecessárias, que são realizadas no RN, em especial, no interior do Estado, deixando grande parte da população de baixa faixa etária mutilada. Além disso, segundo dados estatísticos, há registro de casos frequentes de crianças que nasceram com fissura labiopalatal, conhecida, popularmente, como lábio leporino – que consiste numa abertura na região do lábio e/ou palato do recém-nascido, ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas na fase embrionária, entre a 4ª e a 12ª semana de gestação. 

Segundo Airton Lopes, "nosso objetivo, nesse fórum, é mostrar não só as formas equivocadas de se praticar odontologia no Brasil, mas também os avanços já conquistados nos últimos anos, além de apresentar medidas novas e eficazes para melhorar os indicadores de saúde bucal na área de abrangência da 6ª Região de Saúde". 

O coordenador informou, ainda, que a Sesap vem promovendo cursos de capacitação profissional, com vistas à implementação - a médio e longo prazos - de uma rede de atendimento às pessoas acometidas de fissuras labiopalatais.

Nenhum comentário: