05 agosto 2011

Reverendíssimo Pai, Dom Mariano.

Grande é minha alegria, neste momento, em poder representar a comunidade Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, para, diante do povo de Deus, apresentar os méritos e as virtudes do Diácono Charles Lamartine, que hoje ingressa na ordem dos presbíteros.

Tive a graça de acompanhar o seu discernimento vocacional, e o despertar de sua vocação dentro do grupo de oração Jesus Cristo Fonte de Água Viva, da Renovação Carismática Católica de Pau dos Ferros. Desde o princípio, sempre mostrou grande zelo e dedicação na função de servo em que desempenhava, e nunca colocou empecilhos ou dificuldades em alguma missão que lhe fora confiada. 

Charles sempre nos surpreendia ao fazer algo mais e ao se doar naquilo que era esperado dele. Grande foi, e é até hoje, o seu carinho pelo Movimento da Renovação Carismática Católica. Sempre procurou nos mostrar maneiras de evangelizar, de sermos bons cristãos e de buscar o crescimento coletivo.

Ao decorrer de sua caminhada, podíamos ver, claramente, que Charles não era mais um servo em nosso grupo. Seu testemunho de vida e sua força de vontade em ver as coisas de Deus crescer, já era uma referência de um coordenador para nós. Mas o desígnio de Deus em seu plano de vida pessoal resolveu ir mais além; tomando a atitude de trilhar o caminho para o sacerdócio. 

Charles sempre acreditou e nos encorajou a seguir em frente, convicto nas palavras de Cristo: “Não tenhas medo, eu estou contigo”; e reafirmando essa força em suas palavras: vamos! Vamos! Vai dar certo.” E, ainda, na canção “mesmo na tempestade, mesmo que se agite o mar, te louvo, te louvo em verdade.”

Durante sua caminhada, soube viver estas palavras, não teve medo de dizer sim à missão, o chamado para o seminário, e, mais à frente, reafirmar o seu sim para aprofundar seus estudos em Roma e, hoje, na presença dessa grande assembléia, dizer, mais uma vez, “Sim, Eu quero ser Padre”. Assim, com essa fé edificada em Deus e em Nossa Senhora da Conceição, todos os seus objetivos nesta caminhada deram certo. E hoje o seu sonho maior se tornará real.


Estou hoje, aqui, diante de um jovem que, ao olhar os feitos do passado, enche-nos de alegria, e que, procurando ver sua caminhada daqui pra frente, irá nos alegrar muito mais. Ele é um jovem em idade, mas um homem em atitudes e coragem. Um missionário, uma vida doada ao serviço do Reino de Deus.

Suas férias, aqui em nossa paróquia, significavam serviços, pois sempre procurou assistir às pastorais naquilo em que era solicitado. Mesmo longe, quando estava em Roma, não permitiu que a distância o separasse de sua terra, do seu povo, de sua família, de sua paróquia; reforçando, assim, os laços de uma amizade verdadeira e demonstrando a nós, paroquianos, que, além de um grande amigo, podia e pode ser um “Bom Pastor”. 

Ele mostrou, em toda sua caminhada, ser um homem voltado à oração. Desconheço algum relato de que, em algum momento, Charles tenha fraquejado em sua fé. Mesmo nos momentos mais difíceis de sua vida, nunca questionou sua vocação. Ao contrário, mostrou-nos como é bonito ser padre; orientou-nos como ajudar ao sacerdote e sempre nos pediu para ser igreja. E hoje, doando a sua vida ao Ministério Sacerdotal, mostra-nos como alguém ama, incondicionalmente, a sua igreja.

Em nossas conversas, o que mais nos pedia era oração. Dizia ele: “rezem por mim, que eu estou rezando por vocês.” E é fundamentado nisso que eu, Nilzilene Almeida, diante do que vi, e que agora relatei, sobre a vida e a caminhada de 13 anos de convivência e experiência com Charles Lamartine, o apresento consciente do seu fervor e amor à sua vocação para a ordem dos presbíteros.

Carinhosamente.

Nenhum comentário: