12 agosto 2011

Enquanto algumas cidades caminham - a passos largos - rumo às definições do quadro sucessório de 2012, lá em São Miguel, onde tudo parecia que já estava resolvido, ao contrário, dia após dia, aumentam as dúvidas sobre quem, de fato, baterá chapa.

Na ala situacionista, por osmose, gravidade e, até mesmo, num processo natural, esperava-se que o prefeito, Galeno Torquato, já tivesse deflagrado o nome da sua vice, Nirinha Fernandes. Avesso à idéia, ele tem insistido que só o fará no mês de abril vindouro e que, até aquele período, “nada além” da sua administração será posto em discussão na pauta de prioridades.

Porém, há quem jure de joelhos em cima de caroços de milho, que a protelação do anúncio oficial deve-se ao fato de que o chefe do executivo micaelense trabalha em quatro frentes distintas: Nirinha Fernandes, Dario Vieira, o Vereador Chiquinho Queiroz e, pasmem, até Salismar Correia.

O que a boca miúda tem espalhado - rua acima e rua abaixo da serra - é que nenhuma das possibilidades está totalmente descartada. Nirinha Fernandes, além de ser a sua atual companheira na gestão municipal, leva consigo a vantagem de ser esposa do deputado estadual, Raimundo Fernandes, e gozar da simpatia da governadora, Rosalba Ciarlini que já se pronunciou, publicamente, que a apoiará. Dario Vieira, no entanto, já dirigiu a “Terra que Ama Frei Damião” por oito anos ininterruptos e tem excelente aceitação popular, principalmente nas camadas populacionais menos abastadas.

Já o vereador “Chiquinho” Queiroz, segundo afirmam os cientistas políticos da Serra do Camará, goza de grande prestígio no seio governista e, de acordo com a “rádio fuxico”, ele só conseguiu se eleger em 2008 graças a um “empurrãozinho” da mão amiga do prefeito; fato que voltou a se repetir na eleição da presidência da Câmara. Daí, poderá ser o ungido para disputar o pleito que se avizinha.

Quanto ao médico Salismar Correia, seria uma forma do prefeito, Galeno Torquato, vingar-se ou, quem sabe, retribuir, no mesmo peso e mesma medida, as afirmações de que o deputado, Raimundo Fernandes, estaria entabulando conversações com o grupo de Acácio Campos, e convidando seu filho para compor, na condição de vice, uma chapa majoritária com Nirinha Fernandes na cabeça.

Ademais, como está em gestação uma aliança entre o PMDB e o DEM, em nível estadual, todos os movimentos conspirariam, também, a favor desta aliança no plano local. Posto que, nos próximos dias, o médico cardiologista, Salismar Correia, assinará ficha de filiação no PMDB e dona Lurdinha Torquato, mãe do prefeito Galeno, é a presidente do DEMocratas de São Miguel. Além disso, o deputado, Gustavo Fernandes, e o diretor do Dnocs, Elias Fernandes, que abençoam essa união, são primos do governante de São Miguel; o que facilitaria muito a encontrar o caminho das pedras. Seria, neste caso, o casamento de Bebé com Tomé.

E hoje (12), para botar mais água na fervura, tem reunião “secreta” do PMDB, em local e horário ignorados e não sabidos.

Pois, bem. Este é o retrato falado – bem e mal falado – do atual quadro político do município de São Miguel. Se você, amigo leitor, não entendeu nadica de nada, eu também não.

Para aquelas bandas, “lá em nóis”, a situação é muito parecida com o cruzamento de jacaré com cobra-d´água: ninguém sabe que bicho vai dar! 




Nenhum comentário: