24 agosto 2011


Nesta quarta-feira ( 24), às 14h, no Chalés dos Ingás, em Martins, acontece a 7ª Reunião Ordinária do Polo Serrano. Na pauta será apresentada a proposta do Roteiro Integrado do Polo; a apresentação do Território da Cidadania pelo Sebrae; apresentação sobre a Finecap e Festival Gastronomico de Pau dos Ferros; Experiências dos Festivais de Portalegre e Martins; e a eleição do Conselho e Secretaria Executiva do Polo.

A Secretaria Executiva esteve sob o comando da Prefeitura de Portalegre, nesta primeira Gestão do Pólo, durante o período de 2009 a 2011.

NOTA DO BLOG

Foi digna de aplausos a implantação do Polo Serrano de Turismo, que agrupa, nessa atividade específica, diversos municípios do Médio e Alto Oeste potiguar.

A ideia original – e este escrevinhador participou da gestação do projeto, lá  pelo ano 2005   – era que todos municípios que tivessem vocação turística, pudessem vender sua imagem e produtos (públicos ou privados) de forma articulada, num pacote só, já que, isoladamente, não seria tarefa fácil, haja vista serem reduzidos os atrativos em cada cidade. Porém, não sei porque cargas d´água, alguns ainda insistem em fugir à regra.

Prova disso, foi a repetição do erro em se executar, simultaneamente, no mês de julho, o Festival Gastronômico de Martins nas mesmas datas do Carnapau de Pau dos Ferros. Ou, na inversão dos papeis, o Carnapau de Pau dos Ferros nos perído que bate de frente com a agenda do Festival de Portalegre.

Escrevo, sem medo de errar, que os dois eventos sofreram baixas e, se não amargaram prejuízos financeiros, também não obtiveram os lucros desejados. Mas ficou a lição.

Logo, acredito que o item da pauta que versa sobre a “Proposta do Roteiro Integrado do Polo”, talvez possa colocar óculos de grau nessa visão míope sobre o turismo regionalizado.

Nenhum comentário: