29 agosto 2011

A Secretaria de Estado da Saúde Pública, através da Coordenadoria de Promoção à Saúde e VI URSAP, sediada em Pau dos Ferros, dará início ao processo de construção da Rede de Atenção Materno-Infantil da 6ª Região de Saúde, com a realização de onze oficinas de qualificação de pessoal. 

Sob o tema “As Redes de Atenção à Saúde”, o primeiro encontro acontecerá nos dias 30 e 31 (terça e quarta-feira), no auditório da VI Ursap. Na pauta, constam exposições dialogadas, trabalhos em grupo, aulas interativas, debates, atividades escritas, encaminhamentos do trabalho de dispersão e avaliação.

A Região do Alto Oeste foi escolhida - como projeto piloto - para intensificar o trabalho de estruturação da rede. Dentre os vários critérios discutidos, alguns deles foram os baixos IDH e renda per capta, e garantir aos usuários o acesso aos serviços de saúde dentro da sua própria base territorial, já que a região é muito grande e se encontra, geograficamente, distante da capital do Estado.

O evento é destinado aos gestores e profissionais de saúde de nível superior dos 36 municípios que compõem a 6ª Região e será capitaneado pelo Coordenador de Promoção à Saúde, Severino Júnior, além de outros técnicos da SESAP e do CONASS. 

As oficinas - conceituais e práticas - se propõem a uma reflexão sobre o Sistema Único de Saúde, os seus principais problemas e a necessidade de mudar o atual modelo de atenção para atender, satisfatoriamente, as necessidades de saúde pública da população e melhorar os indicadores do SUS de forma regionalizada. 

A gerente da VI URSAP, Jeane Cleide Sarmento, e mais cinco técnicos da unidade, são partes integrantes do quadro de facilitadoras das oficinas. 

O Coordenador do Colegiado de Gestão Regional e da Equipe Técnica da VI Ursap, Vicente de Paula, destaca o evento como “o mais importante no processo de fortalecimento da regionalização da saúde no Alto Oeste”. 

Também participarão do encontro, a Coordenadora Administrativa da regional, Mayza Pontes, e a de Recursos Humanos, Nizarene Vidal.

A pedra fundamental para implantação do Projeto de Planificação da Rede de Atenção Materno-Infantil do Alto Oeste potiguar foi lançada no último dia 19, em Pau dos Ferros, pelo Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda.

 Gerente da VI URSAP, Jeane Cleide Sarmento

Nenhum comentário: