A VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, realizará na próxima terça-feira (02/08), a partir das 14h, no seu auditório, uma reunião com os 36 secretários municipais de saúde (ou representantes legasi), vacinadores e servidores que atuam na área de imunização, com o objetivo de traçar estratégias para a 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo. O evento será coordenado pela enfermeira doutoranda, ELIANA Fixina, responsável pelo Programa de Imunização da 6ª Região.
A VI URSAP terá como meta vacinar 22.487 crianças, em 98 postos fixos e 163 volantes, envolvendo material humano de 880 pessoas. Deverão ser vacinadas todas as crianças de 1 ano a menores de 7 anos de idade (12 meses a 6 anos 11 meses e 29 dias) com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). A vacinação será INDISCRIMINADA, ou seja, todas as crianças dentro dessa faixa etária deverão ser vacinadas - independentemente da situação vacinal ou ter tido a doença anteriormente para manter o Brasil e o Estado livres do sarampo e rubéola.
Sob o slogan “Siga o Zé gotinha e proteja a saúde das crianças”, a 2ª Etapa da Campanha contra Pólio e a Campanha Nacional de Vacinação de Seguimento contra o Sarampo, serão realizadas entre 13/08 a 16/09. O DIA “D” será em 13 de agosto.
Segundo Eliana Fixina, em virtude do empenho e comprometimento dos gestores e suas equipes de trabalho, e, ainda, a responsabilidade solidária da da VI URSAP, a 1ª Etapa apresentou números percentuais de 98,13%, bem acima da meta desejada. “Esperamos alcançar, nesta fase, uma cobertura com indicadores iguais ou superiores aos da campanha anterior. A conquista se deve, primordialmente, ao engajamento dos Secretários Municipais de Saúde – e suas valorosas equipes – que, na condição de protagonistas, fazem as ações compartilhadas chegarem a quem delas precisam. Nós, enquanto agentes orientadores, somos coadjuvantes e o suporte técnico do processo. Isso mostra que os méritos pelos objetivos atingidos é uma via de mão dupla”, destacou a enfermeira Eliana Fixina.
O RN possui uma população de 292.200 crianças na faixa etária de 1 ano a menor de 7 anos. Para assegurar que o estado permaneça livre do vírus será necessário que todo os municípios alcancem 95% da sua meta estabelecida; o que corresponde a 277.590 crianças.
O Sarampo é uma doença viral, aguda, grave, transmissível e de alta contagiosidade, que pode levar à morte, apesar de haver uma vacina segura e de baixo custo. Este agravo apresenta sinais e sintomas que em geral são: febre alta, que inicia entre 10 e 12 dias após a exposição ao vírus, e dura cerca de 4 a 7 dias, exantema, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite e pequenas manchas brancas no interior das bochechas, que se desenvolvem na fase inicial da doença.
No Rio Grande do Norte, o último caso autóctone de sarampo foi notificado em 1999 no município de Pedra Grande. Após esta data, todos os casos notificados foram importados.
As campanhas de vacinação contra pólio, por sua vez, tiveram início no Brasil a partir de 1980. Porém, graças à vacinação em massa das suas crianças, nos últimos anos, desde 1989, o País não registra casos de poliomielite, a paralisia infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário