25 julho 2011

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) por meio da Coordenadoria de Desporto (CODESP) vai iniciar mais uma etapa dos JERNS. A fase terá como sede o município de Pau dos Ferros, Região Oeste do Estado. A solenidade de abertura será nesta terça-feira (26), às 17 h, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição.

Em Pau dos Ferros, os jogos contarão com a participação de 1.461 alunos/atletas, pertencentes a 52 escolas de 19 municípios da região: Água Nova, Alexandria, Cel. João Pessoa, Dr. Severiano, Encanto, Francisco Dantas, José da Penha, Luiz Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Paraná, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, São Francisco do Oeste, São Miguel, Tenente Ananias e Venha Ver.

Esta será a sexta etapa dos JERNS a ser realizada no interior do Estado. Nesta edição, a CODESP já realizou as etapas das regiões do Potengi e Trairi, em Santa Cruz, com a participação de 1.600 alunos e 50 escolas. Em julho, foram realizadas as etapas de Umarizal, que contou com a participação de 629 alunos e 27 escolas e a etapa de Apodi com a presença de 1.100 alunos/atletas de 36 unidades. Esta semana estão em andamento as fases de João Câmara, que compreende os municípios do Mato Grande e Região de Ceará Mirim e a de Macau na região salineira.

As etapas fazem parte do calendário dos JERNS, elaborado pela Codesp, que vai realizar 12 etapas do certame no interior, além da fase final em Natal, marcada para o período de 21 a 31 de outubro. As fases do interior sempre classificam para a final os primeiros colocados nos esportes coletivos e os primeiros e segundos nos esportes individuais.

Este ano, a grande novidade do evento é a inclusão de atividades pedagógicas que contribuem para uma transformação na qualidade do processo-aprendizagem. Durante as aberturas os alunos estão fazendo apresentações de teatro, dança e música. Na etapa de Apodi, a Dired realizou palestras educativas como uma forma de inserir nos jogos os alunos que não fazem parte das equipes e uma estratégia para produzir conhecimento.

Nenhum comentário: