Os financiamentos do Banco do Nordeste às micro e pequenas empresas norte-rio-grandenses cresceram 30% no primeiro semestre de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram investidos mais de R$ 108 milhões junto ao segmento, em 7.116 operações de crédito.
O valor destinado a empreendimentos fora da área metropolitana de Natal responde por 84% do total investido, com destaque para os municípios localizados nas regiões Oeste e Seridó.
“Nos últimos anos, percebemos que a demanda segue uma tendência de interiorização, demonstrando a dinâmica da economia de todas as regiões potiguares”, afirma o superintendente estadual do Banco do Nordeste no RN, José Maria Vilar.
Segundo ele, são atendidas pelo Banco diversas atividades econômicas, com destaque para os setores de comércio, serviços e indústria. "São financiados itens desde a instalação de novos empreendimentos, inclusive franquias, até expansão e modernização de empresas já existentes, envolvendo recursos para aquisição de máquinas, equipamentos e veículos utilitários, além de capital de giro”, disse Vilar.
Nos últimos cinco anos, a instituição financeira destinou R$ 758,6 milhões às MPEs do estado, em cerca de 50 mil operações. O índice de regularidade dos pagamentos aos recursos concedidos pelo Banco do Nordeste para micro e pequenas empresas no Rio Grande do Norte é superior a 97%.
O superintendente avalia que a concessão de crédito tem contribuído para o fortalecimento da economia potiguar. “As micro e pequenas empresas têm uma grande capacidade de geração de empregos em relação ao volume de capital investido, o que nos faz crer que isso deve estar contribuindo para a manutenção da economia aquecida, especialmente no interior do estado“, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário